Como evitar ser enganado por sorteios falsos no Instagram

Saiba como evitar cair em golpes de sorteios falsos no Instagram! Descubra os reais objetivos desses sorteios e como se proteger.

Sorteios falsos no Instagram

A utilização do Instagram tem crescido exponencialmente em Portugal nos últimos anos, e com ela, aumenta também o número de sorteios promovidos por imensas contas e marcas.

Nem sempre podemos contar com honestidade na internet, e nem mesmo os giveaways escapam a essa realidade. Independentemente de um sorteio estar a ser promovido por uma marca, por um “influencer”, ou seja por quem for, devemos estar sempre bem atentos para possíveis irregularidades antes de decidirmos participar.

Sem dúvida que os sorteios no Instagram podem ser uma forma divertida de ganhar prémios, mas é importante estar ciente dos golpes e fraudes que existem. Neste artigo, vamos mostrar-lhe como descobrir se um sorteio no Instagram é falso ou verdadeiro, e como se proteger de potenciais golpes.

Qual o objetivo dos sorteios falsos no Instagram

Alguns dos principais motivos que levam alguém a criar um sorteio falso no Instagram, são:

  • Venda posterior da conta de Instagram: esses passatempos visam, por vezes, aumentar exponencialmente o número de seguidores de uma conta de Instagram para depois a venderem.
  • Ganhar dinheiro de forma ilícita: os criadores desses golpes podem pedir dinheiro aos participantes para participar no sorteio.
  • Recolher informações pessoais dos participantes: estes dados podem ser usados ​​para enviar spam ou para cometer fraudes.
  • Fazer propaganda para uma conta ou para um produto: prometem prémios que nunca serão entregues, com o objetivo de aumentar o número de seguidores ou de vendas.

Infelizmente, o facto do Instagram permitir a alteração do nome de uma conta, potencia este tipo de ações.

Sinais de alerta de um sorteio de Instagram falso

Existem alguns sinais que podem indicar que um sorteio no Instagram é falso. Aqui estão alguns dos principais:

  1. Perfil criado recentemente: é suspeito quando visitamos um perfil de Instagram que promove um sorteio e constatamos que não tem mais nenhum conteúdo além do post do giveaway. Pode dar-se o caso de ser uma marca nova a tentar se promover, mas verifique se tem link para o site oficial, termos e condições do sorteio, contactos, etc.
  2. Conta “famosa” não verificada: por norma, as contas de Instagram de marcas ou personalidades famosas, têm um selo azul que as autentifica. Se um sorteio estiver a ser promovido em nome de uma marca famosa, mas não consta lá esse tal selo azul, averigue se está perante a conta oficial da marca ou de um perfil “clonado”.
  3. Imagens de sorteios retiradas da Internet: uma marca oficial nunca iria usar uma imagem que não lhe pertence e que esteja protegida por direitos de autor. Poderia, eventualmente, usar imagens de bancos de imagens gratuitos. Pode tentar descobrir a origem da imagem do giveaway usando o Google Imagens. Basta tirar uma captura de ecrã dessa imagem e pesquisá-la nessa ferramenta do Google.
  4. Erros ortográficos ou más traduções: ninguém está livre de cometer uma gralha num texto, mas as marcas são, geralmente, bastante cuidadosas com os seus conteúdos. Se notar um número anormal de erros ortográficos, desconfie.
  5. Prémios demasiado bons: claro que uma boa marca pode eventualmente colocar um carro ou o mais recente iPhone em jogo num sorteio, mas devemos ter algum cuidado quando uma marca menos conhecida decide sortear um prémio demasiado valioso.
  6. Demasiados requisitos de participação: quem tem experiência na promoção de sorteios nas redes sociais, sabe que a dinâmica de um sorteio deverá ser o mais simples possível. Um perfil que exija demasiados passos para participar, dificilmente conseguirá controlar se todos os requisitos foram cumpridos. Mesmo o sorteio sendo fidedigno, isso poderá levar a um resultado injusto.
  7. Pedidos de ação duvidosos: muitas vezes são usadas técnicas que levam o utilizador a fazer “gosto” num post sem que se aperceba que o está a fazer. Por exemplo, uma imagem que inclua um botão e que peça para que lhe toque duas vezes para dar início a um jogo ou para lhe mostrar algo. Obviamente que nada irá acontecer, pois trata-se de uma simples imagem estática, mas um utilizador menos atento pode lá deixar o seu “gosto” sem se aperceber.
  8. Qualidade dos comentários: se notar que os comentários ao post do sorteio são sempre das mesmas pessoas e que os seus perfis não aparentam ser reais, poderá estar perante um passatempo fraudulento ou manipulado.
  9. Dificuldade em contactar os organizadores do sorteio: se não encontra nenhuma forma de contactar os organizadores do sorteio, desconfie.
  10. Dinâmica para ganhar seguidores: um dos objetivos óbvios da realização de sorteios nas redes sociais é conseguir um aumento de seguidores de forma orgânica, nunca de uma forma forçada. É por isso que devemos estar atentos aos sorteios que estabelecem a exigência de obter um número muito elevado de seguidores, antes de apurarem o vencedor.
  11. Nenhum sistema utilizado para apurar os vencedores: de modo a realizar sorteios transparentes e realmente aleatórios, é essencial recorrer a ferramentas que automatizem a seleção dos vencedores. Confirme que o sorteio utiliza uma dessas ferramentas.
  12. Regulamento duvidoso: é importante ler o regulamento de um sorteio antes de participar. Se este for confuso ou parecer suspeito, é melhor não participar.
  13. Sem divulgação noutros canais: por norma, o promotor do passatempo faz questão de o divulgar em todos os canais da marca, como noutras redes sociais e no site oficial. Se um sorteio apenas é promovido no Instagram, fique atento para a veracidade do mesmo e da conta que o promove.
  14. Pedidos de pagamento: se o sorteio pede que o participante faça um pagamento para participar, é certamente um golpe. Nenhum sorteio legítimo pediria que o participante fizesse um pagamento para ter a oportunidade de ganhar um prémio. Por exemplo: “Quer ganhar um iPhone 14? Compre o nosso kit de participação por apenas 19,99€ e fique desde já habilitado a esse magnífico prémio”.
  15. Comentários e mensagens automatizadas: se a conta que promove o sorteio tem comentários e mensagens automatizadas, é provável que seja falsa.
  16. Publicação no Dia das Mentiras: pode parecer ridículo incluir aqui este detalhe, mas, a não ser que tenha motivos relevantes para confiar nesse sorteio, desconfie se o mesmo for lançado no dia 1 de abril. Pode ser uma justificação para posteriormente desvalorizar o passatempo ou simplesmente tratar-se de uma partida do Dia das Mentiras.

É importante estar atento a estes sinais de alerta e não participar em sorteios que os apresentem.
Se ainda assim tiver dúvidas, pesquise sobre o perfil e o sorteio antes de participar e verifique se não há relatos de golpes ou fraudes envolvendo a conta ou o sorteio.

Como proceder ao identificar um sorteio falso no Instagram

Com base nos sinais acima mencionados, ou com outros que considere importantes, se suspeitar que o sorteio é falso, eis algumas sugestões de ações a tomar:

  • Tente contactar a marca organizadora para confirmar a autenticidade do sorteio.
  • Se estiver seguro que o sorteio é falso, pode denunciar a página ao Instagram. Para tal, clique nos três pontos no canto superior direito da publicação e clique em “Denunciar”.
  • E, claro, não participe, nem tão pouco partilhe o sorteio.

Costuma participar em passatempos no Instagram? Já alguma vez se deparou com um sorteio nitidamente falso ou que levantava sérias suspeitas? Partilhe a sua opinião nos comentários. 😉


Cartão Plutus


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *