Trabalhar em casa: 6 dicas para ser mais produtivo

Trabalhar em casa exige muita disciplina e organização. Confira algumas dicas para se manter produtivo ao trabalhar a partir de casa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Trabalhar em casa

Trabalhar a partir de casa pode parecer um sonho para muita gente, mas é bem mais complicado do que pode parecer à primeira vista. Principalmente porque existe um número imenso de distrações em casa que podem afetar a nossa concentração e afetar drasticamente a nossa rentabilidade.

Além disso, trabalhar a partir de casa pode ainda comprometer seriamente a rotina e a organização do trabalho familiar. Aquilo que parece, à partida, um modo positivo de gerir da melhor forma o trabalho, pode acabar por se tornar numa faca de dois gumes, levando o trabalho a tornar-se omnipresente em casa e a deixar de ter verdadeiramente períodos de tempo livre. Por tudo isto e não só, é necessário organização e disciplina para se ser mais eficiente. Assim, se começou a trabalhar a partir de casa, pode encontrar aqui algumas dicas para se tornar mais produtivo.

1. Crie um espaço de trabalho

A primeira tentação de trabalhar a partir de casa é fazê-lo de qualquer local. É verdade, essa é uma possibilidade. E não quer dizer que não o faça, mas de forma excecional. Pode ir num dia de sol para a esplanada ou para a varanda, por exemplo. No entanto, isso não deve ser a regra.

É fundamental criar um espaço de trabalho em casa, onde possa separar bem as coisas. Além disso, deve ser extremamente confortável, porque o conforto anda de mãos dadas com a produtividade. Garanta também que tem todo o material necessário, para evitar pausas ou deslocações regulares à loja para comprar clips ou para ir imprimir documentos, por exemplo.

Evite trabalhar deitado ou no sofá. Uma mesa e uma cadeira confortável, onde tenha os pés no chão, é muito importante para garantir que se vai concentrar no que realmente tem para fazer. E, claro, para evitar dores lombares decorrentes de má postura, que é o que acontece a quem trabalha com o portátil no sofá ou na cama na maior parte das vezes.

2. Planeie o dia de trabalho

Uma das vantagens de trabalhar a partir de casa é o de poder gerir o seu horário da melhor forma. Mas isso não significa não ter um horário. É importante planear a jornada de trabalho diária, de preferência até no dia anterior.

Esse trabalho antecipado ajudá-lo-á a poupar trabalho, a concentrar-se no essencial e, acima de tudo, a aumentar a produtividade do seu dia. Além disso, permite-lhe gerir de forma mais eficiente qualquer imprevisto que possa surgir. E, claro, no final, todo o tempo livre que sobrar a mais, será um extra para si.

3. Mude de roupa

Trabalhar de pijama

Resista à tentação de se manter de pijama até mesmo enquanto trabalha. Obviamente que não há necessidade de se aperaltar todo, mas é importante que troque de roupa. Ou seja, acorde e vista uma roupa de trabalho.

Lembre-se que não está de folga ou de férias, é um dia de trabalho! Se você estiver vestido para dormir ou relaxar, o seu cérebro pensará que é hora de dormir ou relaxar, e isso é meio caminho andado para a procrastinação.

4. Estabeleça prioridades

É importante separar o trabalho das tarefas domésticas, quando se trabalha a partir de casa. Há uma tendência natural para que ambas se misturem. O que, à partida, pode parecer uma forma de ganhar tempo, esse multitasking é, na maior parte das vezes, prejudicial. Além disso, afeta exponencialmente os níveis de produtividade.

Para evitar isso, é importante estabelecer prioridades. Quais são as tarefas mais importantes do seu dia? Não quer dizer que colocar aquela máquina a lavar para aproveitar o sol da tarde não seja importante. Mas não se esqueça de colocar essa tarefa no seu plano diário. Ao ter metas claras, irá ajuda-lo a estabelecer prioridades e focar-se no essencial.

Além disso, ao trabalhar em casa, é muito fácil perder-se em várias atividades ao mesmo tempo. Começa a escrever um email e, de repente, perde-se no chat na conversa com um amigo. Por isso, faça uma coisa de cada vez e não comece uma nova atividade sem terminar a anterior. Essa auto-disciplina é muito importante.

5. Corte com as distrações

A nossa casa está cheia de distrações. Começa pelo nosso telemóvel, mas estende-se à televisão, à internet e até às tarefas domésticas. Por isso, é fundamental eliminar ao máximo todas as distrações que o podem fazer perder a concentração, pois isso vai afetar a sua produtividade.

Assim, se não necessitar do telemóvel, não tenha medo de o desligar ou de o deixar em outra divisão. Evite ligar a televisão, mesmo que seja para criar ambiente na sala, porque o mais provável é acabar por se distrair com alguma imagem ou som. E até mesmo os animais de estimação podem ser um foco de distração extra, se não tiver cuidado.

6. Estabeleça um horário para parar e descansar

Um dos erros mais comuns de quem trabalha a partir de casa é não estabelecer um horário para deixar de trabalhar. Isso faz com que o trabalho esteja presente 24 horas no seu dia, levando-o a não conseguir desligar-se dessas tarefas, tanto a nível físico como psicológico. Isso é muito cansativo e pode causar sequelas graves, inclusive.

Assim, é fundamental saber dizer basta e estabelecer um horário para deixar de trabalhar. A partir da hora x deixará de responder a mensagens, abrir emails ou fazer qualquer outra atividade relacionada com o seu trabalho. Isso é muito importante para não misturar a sua vida pessoal com a profissional e tirar o máximo de vantagens de trabalhar em casa.

Além disso, permitir-lhe-á também descansar, uma vez que é fácil perder a noção do tempo quando se trabalha fora do ambiente corporativo. Numa jornada de trabalho em casa deve manter inclusive pequenas pausas, para beber café ou ir à rua arejar um pouco. Desconectar momentaneamente é muito importante em qualquer situação profissional.

Assim, ao ter claramente definido o tempo livre e o tempo laboral, irá melhorar significativamente a sua eficiência e produtividade. Ao mesmo tempo, garantirá uma saúde mais forte e robusta, tanto a nível físico como psicológico, beneficiando do melhor dos dois mundos, o laboral e o doméstico.


Telegram

Quer passar a receber alertas de amostras grátis, oportunidades e outras novidades do blog?

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ganhe dinheiro preenchendo inquéritos online

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.