Como Interpretar os Prazos de Validade

supermercado1 Como Interpretar os Prazos de ValidadeAntes de comprar um alimento embalado deve verificar sempre o prazo de validade do mesmo. Compre-o apenas se tiver a certeza de que o irá consumir antes de expirar esse prazo.

Isto não deve ser novidade para si!

A mensagem que pretendo transmitir hoje vai um pouco além das portas do supermercado.

Em sua casa, quando se deparar com um alimento cujo prazo de validade supostamente expirou, repare se a data que consta na embalagem diz respeito a “Consumir até:” ou “Consumir de preferência antes de:”.

Caso encontre na embalagem a frase Consumir até, trata-se de produto que se estraga rapidamente. Não deve consumi-lo após a data indicada de modo a evitar uma possível intoxicação alimentar.

A frase Consumir de preferência antes de é utilizada em produtos que podem ser armazenados durante mais tempo. Não existe qualquer perigo em consumir esses alimentos após a data que consta na embalagem, mas poderá notar alterações no sabor ou textura dos mesmos.

Existe uma exceção: evite comer ovos após terminar o prazo mesmo que esteja indicado na embalagem “consumir de preferência antes de”!

Tenha em atenção que os prazos de validade apenas garantem o bom estado dos alimentos antes da abertura da embalagem.

É comum vermos em alguns alimentos frases como “Depois de aberto conservar no frigorífico e consumir no intervalo de uma semana”.

Concluindo, leia bem o rótulo das embalagens antes de deitar ao lixo um alimento cujo prazo de validade já expirou. Se encontrar “Consumir de preferência…” ainda o poderá consumir!

Não desperdiçando estará poupando! 🙂

Ainda a respeito deste assunto, recomendo a leitura do artigo Prazos de Validade: Estaremos a Desperdiçar Comida?, assim como também sugiro que conheça a GoodAfter, uma loja onde encontrará produtos perto do fim do prazo de validade com descontos até 70%!

Comentários

comentários

4 respostas

  1. smsn diz:

    bom post:))

    alias, quando vou as compras a 1ª coisa para onde olho é para os prazos de validade:))) e para o rotulo com a informação nutricional!

    uma dica/mania minha não sei :)))): normalmente nas prateleiras dos supermercados tem vários exemplares do mesmo produto, eu por exemplo, pego sempre nas embalagens que estão atrás das embalagens da frente, já me aconteceu de comprar produtos com prazo de validade mais alargado quando os da frente da prateleira tinham um prazo mais curto:)).
    bom fim de semana

  2. Catgirl diz:

    Tenho que confessar que não sabia haver diferença entre o “Consumir até:” e o “Consumir de preferência antes de:”. Obrigada pelo esclarecimento.

    Mas a minha dúvida diz respeito aos ovos… Os meus pais sempre trouxeram os ovos directamente da galinheira. Qual a validade destes ovos??? E já agora onde os guardar? Armário ou frigorifico?

  3. Miguel diz:

    Catgirl, não tenho qualquer dúvida de que os ovos mesmo sendo caseiros, devem ser guardados no frigorífico, isto porque o calor aumenta a possibilidade de proliferação de bactérias no interior do ovo.

    Em relação à validade, tal como acontece com a maioria dos ovos de aviário, não deve ultrapassar um mês desde a data da postura.

  4. Adriano Gomes diz:

    hj comprei um biscoito da marca bauducco que dizia: “Consumir de preferência antes de:”. a questão segundo o artigo é que pode ser consumido. mas a data constando no produto era: 200712 LL 00:55 L201.
    um alimento degradável, na prateleira de um mercado ha quase 4 anos depois do prazo sugerido.
    …eu devo comer??

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.