5 Dicas para Vencer a Procrastinação

mulher-computador 5 Dicas para Vencer a ProcrastinaçãoQuem pretende ser bem sucedido em qualquer atividade, deve aprender como vencer a procrastinação. Mas qual é realmente o significado deste “palavrão” que tanta importância pode ter na nossa produtividade?

Procrastinação significa adiar uma tarefa ou uma ação. Por outras palavras, significa adiar para depois aquilo que tem de ser feito. É claro que nunca procrastinamos relativamente às atividades que nos proporcionam prazer. Apenas adiamos aquilo que é um dever, como a entrega de um relatório profissional ou de um trabalho para a escola.

E o que acontece quando procrastinamos? Subitamente damos por nós “sem mãos a medir”, com mais trabalho para “despachar” do que aquele que conseguimos fazer.

Felizmente, existem formas de ultrapassar este hábito terrível. Fique com cinco dicas que o vão ajudar a vencer a procrastinação.

5 Dicas Para Afastar a Procrastinação

Para que consiga afastar-se de vez da procrastinação e abraçar em definitivo a produtividade, tente implementar estas alterações na sua rotina diária de trabalho.

  1. Comece por realizar as tarefas mais acessíveis – Começar o dia de trabalho a tentar despachar aquele assunto mais complexo e sensível, pode não ser uma boa ideia. Comece por tratar das questões mais simples, por forma a estabelecer um bom ritmo de trabalho. Além de permitir marcar algumas tarefas como “feitas”, esta organização do trabalho vai permitir-lhe elevar a motivação.
  2. Defina prazos – Ainda que uma determina tarefa não tenha um deadline definido, é importante que estabeleça sempre um prazo para a executar. De outra forma, corre o risco de adiar indefinidamente a sua execução. É claro que além de definir prazos, deve esforçar-se de forma séria para cumpri-los.
  3. Trabalhe no horário em que é mais produtivo – Esta é uma dica especialmente útil para quem trabalha de forma independente e não tem que seguir um horário rígido. Nem todas as pessoas são mais produtivas no tradicional horário das 9 às 5. Se prefere trabalhar no silêncio da noite, quando tudo está mais calmo, então aproveite e trabalhe sobretudo durante essas horas.
  4. Torne o seu ambiente de trabalho mais produtivo – Também esta dica é essencial para quem trabalha como freelancer: escolher o ambiente de trabalho é importante para garantir uma boa produtividade. Trabalhar na sala de estar, ou na esplanada pode não ser uma boa decisão, especialmente quando há muito que fazer.
  5. Tire tempo para si – Trabalhar horas demais acaba por ser contraproducente. Para manter a mente limpa e a motivação elevada, deve garantir que tem tempo para estar com a sua família e com os seus amigos. Mantenha o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoa num patamar saudável e a produtividade aumentará.

Acabar com a procrastinação apenas depende de si!

Comentários

comentários

1 resposta

  1. Gabriel diz:

    Aproveitando o assunto, a quem interessar, um teste para identificar seu tipo de procrastinador:

    http://www.playbuzz.com/sidartal10/que-tipo-de-procrastinador-voc

    É baseado no livro de uma psicóloga chamada Linda Sapadin (“It’s About Time!: The Six Styles of Procrastination and How to Overcome Them”, Penguin Books, 1997).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.