Fadiga intelectual

A fadiga intelectual é algo cada vez mais comum na nossa sociedade. Com um ritmo acelerado, as pessoas estão cada vez mais cansadas mentalmente o que pode levar a um estado de fadiga intelectual.

Se o cansaço pode parecer algo fácil de caraterizar, é importante saber qual é a sua fonte principal. Fique a saber quais são as características da fadiga intelectual e perceba como é que a pode evitar e ultrapassar.

Como reconhecer a fadiga intelectual

Sempre que iniciamos uma atividade, seja ela física ou mental, o corpo precisa de energia. Dependendo das reservas de energia que tem, o corpo vai cansar mais ou menos rapidamente.

Existem dois tipos de fadiga: a física e a intelectual. Ambas têm as mesmas caraterísticas e sintomas:

  • sensação de fraqueza
  • perda de energia

A diferença entre estes dois tipos de fadiga é a forma de como o corpo reage. Se na fadiga física ficamos sem força para exercer uma atividade que exija movimento, a fadiga intelectual é bem mais complexa.

A fadiga intelectual provoca:

  • falta de concentração
  • perda de memória
  • distúrbios de sono
  • perda de apetite

Os sintomas da fadiga intelectual desaparecem à medida que o descanso e repouso são repostos pelo corpo humano, sendo necessário estabelecer uma boa rotina de sono para que essa recuperação se faça de forma saudável e o mais rapidamente possível.

A fadiga intelectual pode aparecer em qualquer idade

Não é preciso ser um adulto trabalhador para ser atingido por este tipo de fadiga. A fadiga intelectual atinge cada vez mais pessoas de todas as idades, sendo os mais novos mais afetados durante os períodos de revisões e estudo para exames ou testes escolares.

É importante, quer seja na idade adulta, quer seja na juventude e infância, que se implemente uma rotina de sono regular para evitar disrupções causadas pelo trabalho. A fadiga intelectual é algo real e afeta em muito o quotidiano das pessoas.

Como evitar a fadiga intelectual

Para escapar a este tipo de fadiga, é preciso descansar. O nosso quotidiano é cada vez mais acelerado e as semanas estão cada vez mais ocupadas, mas é preciso conseguir descansar e relaxar entre os dias de trabalho e tarefas domésticas.

  • Dormir: dormir bem é absolutamente essencial para ter saúde e escapar à fadiga intelectual. Tente dormir pelo menos entre 6 a 8 horas por noite e crie uma rotina de sono constante durante a semana. Sempre que se sentir cansado, não lute contra o seu corpo: descanse!
  • Meditação e relaxamento: deixe os problemas, os pensamentos negativos e o stress fora do quarto. Para relaxar a mente, pratique exercícios de meditação e respiração antes de se deitar, para que o corpo esteja preparado para uma boa noite de sono.
  • Desporto e atividade física: fazer desporto é uma forma de combater a fadiga intelectual. Evite desportos violentos e demasiados cansativos mentalmente, privilegiando desportos mais calmos como a natação, a corrida ou a bicicleta.
  • Alimentação saudável e equilibrada: a alimentação tem um papel essencial para o funcionamento correto do cérebro. Alimente bem o seu corpo e ajude o stress a desaparecer.
  • Relaxe… e não faça nada: sempre que se sentir cansado, com a cabeça “a explodir” e sem vontade de fazer nada ou de pensar em nada… faça precisamente isso! Uma forma de combate da fadiga intelectual é oferecer ao seu cérebro e mente períodos de relaxamento total e inatividade. Numa era em que estamos sempre a ler, a pensar ou a fazer alguma coisa, torna-se essencial parar para não fazer nada!

Suplementos alimentares para combater a fadiga intelectual

Se sentir que mesmo com estas dicas não consegue relaxar, existem no mercado suplementos e remédios para o ajudar a combater a fadiga intelectual. Experimente tomar de forma diária suplementos que ajudam a vitalidade e a recuperação da força com vitaminas essenciais para tentar recuperar alguma da tua energia natural.

Qualquer suplemento ou medicação, mesmo que natural, deve ser acompanhada por um especialista médico ou farmacêutico para que esteja a par de possíveis efeitos secundários.

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