Como evitar o desperdício de pasta dos dentes
Será que mais pasta dos dentes na escova significa uma melhor higiene oral? Conheça alguns truques para poupar pasta dos dentes!
Já reparou na quantidade de pasta dos dentes que é colocada nas escovas exibidas nos anúncios publicitários? Que exagero! Isto não passa de um golpe de marketing para aumentar as vendas desse produto!
O desperdício de pasta de dentes é um problema comum, mas pouco falado. Muitas pessoas usam muito mais pasta de dentes do que o necessário, o que não apenas desperdiça produto, mas também pode ser prejudicial para a saúde oral, além do óbvio impacto ambiental.
Que quantidade de pasta dos dentes devemos usar?
Conta-se que antigamente as embalagens de dentífrico tinham o orifício mais pequeno e que apenas aumentaram o seu diâmetro com o intuito de vender mais.
Ao contrário do que se vê nos anúncios, não existe necessidade de colocar uma quantidade tão grande de pasta dos dentes na escova. Uma porção de pasta pouco maior que o tamanho de uma ervilha é suficiente para uma boa escovagem dos dentes.
Isto significa que quem utiliza a quantidade estrategicamente indicada nos anúncios, está a desperdiçar dentífrico e claro, dinheiro!
Existem apps que ajudam a controlar a quantidade de pasta de dentes que devemos usar. A app Brush DJ, por exemplo, além de ajudar a gerir o tempo de escovagem, também é útil para aqueles que têm dificuldade em estimar a quantidade certa de pasta de dentes.
As escovas de dentes elétricas são uma opção eficiente para evitar o desperdício de pasta de dentes. Estas escovas distribuem a pasta de forma mais eficiente do que as escovas manuais, o que significa que é preciso menos pasta de dentes para limpar os dentes e gengivas de forma eficaz.
Como aproveitar ao máximo toda a pasta dos dentes
Outra forma de evitar o desperdício de pasta dos dentes, é aproveitando ao máximo todo o conteúdo da embalagem. Quando já não conseguir tirar mais pasta dos dentes, pode optar por cortar o fundo da embalagem, ou então poderá utilizar um utensílio como o da imagem abaixo.
Este pequeno e útil acessório, custa menos de 2€ no AliExpress! Nós já o compramos e falamos sobre ele aqui: Evite o desperdício de pasta dos dentes usando um espremedor!
Se quiser algo mais sofisticado, pode optar por um Dispensador Automático de Pasta dos Dentes.
Já agora, sabia que a pasta dos dentes pode ter diversas utilidades? Veja aqui: 14 utilizações alternativas para a pasta dos dentes
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 21/12/2009
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Soladey: a escova que não precisa de pasta dos dentes!
- Como fazer uma sauna facial caseira
- Como diminuir o inchaço nos olhos
- Como poupar em toalhitas para bebé, papel higiénico húmido e outros toalhetes
É algo que por acaso tenho em atenção, isso e o champô!
No segundo caso deve-se utilizar pouco não só para poupar mas porque champô em demasia faz mal ao couro cabeludo e pode causar caspa devido aos químicos que contém.
Por acaso não tenho muita atenção à quantidade…
Quando há acções de sensibilização nas escolas para os alunos, este facto é mencionado. Os Dentistas dizem que demais faz mal aos nossos dentes.
No início deste ano, uma colega disse-me que uma dentista disse que as crianças pequenas não devem passar por água a boca após terem lavado a boca com a pasta (Não percebi bem esta lógica ??).
Eu concordo inteiramente! Já respondendo á Sandra, os dentistas recomendam isso por causa do fluor, para que este tenha tempo de se depositar nos dentes, já que o fluor actua localmente e por isso se tenham retirado os famosos comprimidos que antigamente tomavamos de fluor, pois o fluor faz a sua acção apenas na boca.
Mas compreendo que não é nada agradável ficar com a boca com pasta de dentes por muito que se tente eliminar ao máximo sem passar por água. O que foi recomendado pelo meu dentista para que eu fizesse á minha filha, era usar o fluor em liquido, que se vende nas farmácias em garrafinhas e penso que tb nos supermercados já se vendem, e no fim da lavagem dos dentes, preferencialmente á noite, bochechar com a quantidade indicada na embalagem e ao contrário do que vem escrito nas embalagem, não o fazer diáramente, mas apenas 2/3 vezes por semana. Em seguida não se deve passar a boca por água, nem ingerir qlqr liquido ou comida por isso o meu conselho de se fazer á noite.
Quanto á pasta de dentes em exagero pode provocar manchas nos dentes e alterações na flora.
Foi muito bom este post sobre a pasta dos dentes! Parabéns mais uma vez e aproveito para desejar um feliz Natal a si e a todos quantos o visitam.
Silvia
Obrigado pelos vossos sempre úteis comentários.
Feliz Natal para todos!
é o que digo sempre lá em casa: se quando usam escova eléctrica, que tem pouca superfície, um bocadinho basta, porque é que quando usam a escova normal põem 2 ou3 cm de pasta?
Já que estamos numa de poupança deixo-vos também uma dica que já aprendi (e que é também ecológica): quando uma pasta acaba, já nada sai mais pelo orifício, se abrirem a embalagem, cortando junto à parte superior vão encontrar pasta para mais alguns dias nas duas partes cortadas. Se experimentarem, não deixem essas partes completamente expostas senão a pasta seca e nada feito.
Olá Carla,
Obrigado pela tua sugestão.
Por acaso já referi algo semelhante aqui no Poupa e Ganha: Até à última gota
Vendo bem, acho que estou a colocar pasta dos dentes a mais, porque ás vezes cai-me alguma que vai pelo cano abaixo. No final também abro sempre a pasta com uma tesoura, e é impressionante a quantidade que ainda tem lá dentro para aproveitar!
Não é a quantidade de pasta que determina se ficamos ou não com os dentes bem lavados, é importante é saber escová-los e ter uma boa escova, poupa-se muita pasta assim.
Se comprarem as pastas Dr. Couto podemos verificar que os orifícios são mesmo mais pequenos, e quem tem as escovas eléctricas repara que a própria escova só tem espaço para colocar uma “ervilhinha” de pasta…
E eu que tenho o habito de encher a escova com pasta :s
Tenho de passar a ter mais atenção. Obrigado pelo reparo, é que nunca me tinha lembrado.
Eles na embalagem dizem que crianças ate 3 anos devem usar o equivalente ao tamanho de uma ervilha ou algo deste genero, nunca falam em adultos…
Mas pelos vistos é igual para todos , 1 quantidade do tamanho de uma ervilha. Cá em casa ja sabia desta dica, pois vi no Boa Tarde da SIC o Dr.Miguel a falar deste mesmo assunto e da quantidade de pasta que gastamos a mais por estarmos mal informados.
á uns dias cheguei á conclusão que as que são mais liquidas duram mais do que as mais sólidas, porque não chegamos a colocar tanto na escova…