corrida

Muitas são as pessoas que procuram dormir melhor. Para o conseguirem, poucas sabem que existe um caminho alternativo à toma de comprimidos ou de tratamentos médicos dispendiosos: a prática de desporto!

Ter uma atividade física e fazer desporto de forma regular leva a um estado de relaxamento e descontração que permite ter um sono mais relaxado e profundo. Isso acontece porque fazer desporto ajuda a produção de endorfinas (as hormonas do prazer) que ajudam a diminuir a ansiedade e a adormecer mais rapidamente.

Para além de ajudar na produção de endorfinas, a prática de desporto ajuda a dormir melhor porque ajuda:

  • a sincronizar o relógio interno ou biológico: fazer desporto ajuda ao corpo a fazer a alteração natural entre o dia e a noite que permite estabilizar os ritmos circadianos;
  • a estabilizar o peso e a combater a obesidade: o excesso de peso é uma das principais causas das apneias de sono e de outros distúrbios;
  • a combater o ressonar e distúrbios respiratórios.

Um estilo de vida muito sedentário, no qual a pessoa passa demasiado tempo na cama sem dormir, que não tem nenhuma atividade física regular ou sem atividades físicas a horários bem definidos, leva a um desregulamento do horário biológico e a distúrbios de sono graves!

Não faça nenhuma atividade física antes de ir dormir

O desporto ajuda a dormir melhor, mas tente evitar a sua prática logo antes de se deitar.

As atividades físicas não são recomendadas nas 2-3 horas que antecedem o deitar porque a temperatura do corpo durante o sono convém estar relativamente baixa comparada à temperatura do corpo sentida durante o dia.

O corpo tende a relaxar mais e a repousar mais profundamente com temperaturas mais baixas… o que não acontece durante e após a prática desportiva!

Qual atividade física para dormir melhor?

Cada estilo e tipo de desporto tem um impacto diferente em cada pessoa. Tente descobrir qual é a atividade que gosta mais, para que esta seja acima de tudo um momento de prazer!

Apesar de toda atividade física ser saudável e recomendável, existem alguns conselhos que pode seguir se o seu desejo é realmente dormir melhor.

  • Os desportos e atividades com maior nível de intensidade ou stress (como desportos de competição) são de evitar, pois levam a uma maior produção de adrenalina.
  • Privilegie atividades de resistência como a corrida, a bicicleta, a caminhada ou a natação.

Qual o melhor momento para fazer desporto?

Se durante a noite não é aconselhável fazer desporto porque a temperatura do corpo está a baixar de forma natural para facilitar o adormecer, a manhã é o melhor momento para fazer desporto.

É durante o período da manhã que o organismo está pronto para dar o melhor de si! No entanto, se o fim de tarde ou início de noite são os únicos momentos que tem para fazer desporto, não o deixe de fazer por isso: vale mais fazer desporto tarde, do que nunca!

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