Rotina à noite para dormir melhor: tenha uma boa noite de sono!

Uma boa rotina à noite ajuda a dormir melhor. Ao seguir alguns truques e hábitos, a qualidade do sono aumenta: saiba como!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
dormir

Ter bons hábitos de sono não significa só ter um bom colchão, escolher uma boa almofada ou habituar-se a dormir numa posição mais saudável e relaxante. Os bons hábitos de sono começam quando ainda está acordado!

Confuso? Nós explicamos. Para dormir bem, precisa de preparar o seu corpo e mente para o estado de adormecimento, para que, quando estiver na cama, esteja realmente a desfrutar das horas de sono como deve ser. Essa preparação implica que tenha uma boa rotina à noite para que todas as noites sejam boas noites de sono.

Uma boa rotina à noite implica relaxar: deixe os problemas do dia-a-dia fora de casa! Desde o momento em que chega do trabalho e entra em casa, prepare a sua mente para desfrutar do seu tempo e claro, das horas de sono que tem pela frente.

Tomar um banho: bom reflexo de uma rotina à noite mas…

Comece por tomar um banho. Tomar um banho ao chegar a casa permite libertar o corpo da poluição eletromagnética acumulada durante o dia e permite oxigenar o corpo.

Comece o seu banho com água quente: isso permite que os seus músculos relaxem. No entanto, aconselhamos a que termine o seu banho com água morna ou mesmo fria, porque isso permite baixar a temperatura do corpo para facilitar o adormecimento.

Lembre-se sempre de algo muito importante, sobretudo numa rotina à noite que se quer potencializadora de um sono reparador: o calor é vasodilatador enquanto que o frio provoca vasoconstrição. Ou seja, o calor ativa a circulação sanguínea e o frio desacelera-a, tendo um efeito relaxante e adormecedor.

Contrariamente aquilo que se pensa, tomar um banho quente à noite não é sinónimo de um bom ritual de sono! Se procura um sono realmente reparador, não tome banho nas horas que antecedem a hora de dormir ou, se tomar, acabe o banho com água mais fria!

Temperatura do quarto: para dormir melhor, diminua a temperatura

Tal como no banho, a temperatura do quarto onde dorme também deve ser controlada. Para otimizar a qualidade do seu sono, tenha em atenção que o seu quarto não esteja demasiado quente.

A temperatura ideal para um quarto ronda à volta dos 17°C e 19°C. Controle a temperatura do quarto, pois uma temperatura demasiado elevada leva ao aumento da temperatura corporal, o que pode prejudicar o seu sono.

Refeição à noite: o que comer antes de ir para a cama?

Falar de uma boa rotina à noite é sinónimo de falar de refeição e comida. Para aumentar a qualidade do seu sono, não tenha refeições pesadas nas 5 horas que antecedem a hora que vai dormir.

Comer antes de dormir refeições demasiado pesadas e com muita gordura dificultam a digestão e requerem muita energia ao organismo… o que não é de todo aquilo que deve provocar à noite!

  • O ideal é que quando chega a casa à noite faça refeições leves.
  • Coma uma proteína (carne, peixe ou ovos) e legumes.
  • Evite pratos com molhos, fritos e sobremesas demasiado doces e açucaradas.
  • Não beba bebidas alcoólicas nem café.

Dê tempo ao seu corpo de fazer a digestão: não coma na hora que antecede a hora que vai dormir. Isso permite que a digestão seja feita antes que se deite, pois a posição adotada para dormir não é a ideal para fazer a digestão!

Deixe os ecrãs, smartphones e computadores fora da sua rotina à noite

O uso de smartphones e computadores à noite prejudicam a qualidade do sono. Ao consultar este tipo de aparelhos eletrónicos quando o seu corpo está em preparação para dormir leva a que este fique confuso, pois a luz emitida pelos ecrãs transmite ao nosso cérebro que é de dia, fazendo com que este fique desperto.

Para além do uso de aparelhos eletrónicos, tente diminuir a potência e luminosidade das suas lâmpadas normais e candeeiros em casa. Use luzes com menos potência e acenda o mínimo de luzes necessárias.

Ao diminuir as luzes, o seu corpo irá ficar preparado para o total escurecimento da noite e irá descansar melhor!

Respire e medite: duas práticas para perfeita rotina à noite

Depois de um bom banho, uma refeição ligeira e de um livro relaxado, feche a sua noite com a cereja em cima do bolo que o levará para uma boa noite de sono: exercícios de respiração e meditação.

Não precisa de nenhuma aula ou acompanhamento para esta prática. Já na cama, sozinho, pode praticar estes exercícios sem dificuldade!

Deite-se na cama, coloque as suas mãos na barriga e expire e inspire. Concentre-se no ritmo da sua respiração e só nela: liberte a sua mente de outros pensamentos que possam surgir. Pense só na sua respiração e fique assim o tempo necessário para voltar a abrir os olhos relaxado.

Com estes truques, irá conseguir dormir mais rapidamente e acordar com mais energia, pois terá tido uma excelente noite de sono!

Para que isto seja realmente eficaz, precisa que seja uma verdadeira rotina: isso implica compromisso da sua parte e que seja feito todos os dias. O corpo não gosta de aventuras e mudanças: prefere a regularidade!

Ofereça ao seu corpo o que há de melhor, adotando hábitos saudáveis de sono.


Telegram

Quer passar a receber alertas de amostras grátis, oportunidades e outras novidades do blog?

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ganhe dinheiro preenchendo inquéritos online

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.