O que são os ciclos de sono e quais são as suas fases?
Os ciclos de sono são essenciais para a qualidade de vida de uma pessoa. São eles os responsáveis por uma boa noite de sono: fique a saber o que são!
O sono é algo indispensável ao ser humano, pois permite que descansemos não só o corpo mas também o cérebro. O sono é constituído por ciclos: não é só um, não são dois mas sim vários ciclos de sono pelos quais passamos enquanto dormimos!
Os distúrbios de sono, como as insónias ou a apneia do sono, aparecem precisamente porque existe uma perturbação desses ciclos.
Os ciclos de sono são divididos em duas fases principais: o sono lento e o sono paradoxal.
Conteúdo
O sono lento
A primeira fase do ciclo de sono é o chamado sono lento.
Esta fase permite ao corpo de relaxar e repousar, aliviando-se das tensões musculares acumuladas durante o dia. A atividade fisiológica do corpo e do cérebro começa, nesta fase, a diminuir.
A fase do sono lento dura entre 60 a 75 minutes. Durante este período:
- os músculos do corpo vão relaxar
- o corpo vai utilizar menos energia
- a temperatura corporal desce, tal como o ritmo cardíaco e respiratório
Este relaxamento e reduzida atividade física do corpo leva também a uma diminuição da atividade cerebral. As ondas elétricas do cérebro tornam-me mais lentas, resultando num ritmo cerebral mais calmo.
O nome de sono lento vem precisamente desta maior lentidão da atividade cerebral. A esta fase também é atribuída a sigla NREM que corresponde ao inglês Non Rapid Eye Movement (Movimento Não Rápido dos Olhos).
É possível as pessoas sonharem durante o sono lento, mas várias experiências mostram que se tal acontecer, é pouco provável que as pessoas se lembrem do sonho que tiveram.
Fases do sono lento
O sono lento é uma fase dos ciclos de sono que se subdivide em quatro etapas. Cada uma dessas etapas ou fases tem características e importâncias diferentes para a qualidade do sono:
- Fase 1: a fase do adormecimento
Esta é a fase que corresponde à transição entre o acordar e o adormecimento. Estando já deitado e com os olhos fechados, os músculos começam a relaxar, o ritmo cerebral começa a tornar-se mais lento e os ruídos e estímulos exteriores são sentidos com menor eficácia.
Esta fase, que dura entre 3 a 12 minutos, corresponde à fase em que é ainda muito fácil despertar.
- Fase 2
Nesta fase, já é mais difícil despertar a pessoa. A atividade cerebral já diminuiu e a temperatura do corpo também já reduziu bastante.
Esta segunda fase dura entre 10 a 20 minutos.
- Fase 3
Esta terceira fase corresponde à transição entre o sono lento (no qual ainda conseguimos ouvir os barulhos do exterior) e o sono profundo, no qual a atividade cerebral é ainda mais reduzida.
A fase 3 dura aproximadamente 10 minutos e aqui já é praticamente impossível despertar a pessoa com pequenos estímulos ou barulhos exteriores.
- Fase 4: o sono profundo
Nesta fase, o sono é já muito profundo e a atividade cerebral é muito lenta. Tanto o corpo como o cérebro estão em absoluto repouso.
O sono paradoxal
A segunda fase dos ciclos de sono é o chamado sono paradoxal.
Esta é fase mais curta do ciclo do sono e dura entre 15 a 20 minutos.
A fase do sono paradoxal é caracterizada por uma atividade cerebral intensa, similar à atividade cerebral que acontece durante o dia. Mesmo estando a pessoa a dormir, o cérebro está paradoxalmente muito ativo… daí o nome dado a esta fase!
Durante esta fase:
- tanto o ritmo cardíaco como a respiração tornam-se muito rápidas
- a temperatura do corpo começa a aumentar, adaptando-se à temperatura ambiente
- o corpo consome muita energia, pois precisa de conseguir manter este ritmo mais acelerado
A fase do sono paradoxal permite que as pessoas tenham sonhos muito visuais, que ocorrem devido ao movimento rápido dos olhos. Esta fase do ciclo do sono é também chamada de REM (Rapid Eye Movement, que significa “Movimento Rápido dos Olhos”) precisamente por isso!
Contrariamente aos sonhos que podem aparecer durante a fase do sono lento, existem grandes probabilidades que a pessoa se lembre do sonho se este ocorrer durante a fase do sono paradoxal.
Cada um dos ciclos de sono dura aproximadamente 90 minutos, sendo que cada ciclo é repetido entre quatro a cinco vezes por noite – dependendo do quanto dormir!
Estas duas fases dos ciclos de sono acabam por ser ambas absolutamente necessárias para se ter uma boa noite de sono. O sono lento é o que permite ao corpo recuperar a energia e força, enquanto que o sono paradoxal permite recuperar o cérebro e o mental.
Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:
Veja também:
- Cuidado com a clonagem de cartões de crédito
- Portal da Queixa: A maior Rede Social de Consumidores
- Apneia do sono: o que é, quais são os sintomas e tratamentos?
- Prenda no Sapatinho: Alexey Ivanov Lança Novo Site em Portugal
Tenho um ritmo de sono muito estranho, por isso adoro ler este tipo de artigos que são sempre uma boa ajuda!
Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram