bananas

Como conservar bananas

A banana é um fruto que apodrece muito rapidamente. Mas existem alguns cuidados que poderá ter para retardar esse processo.

A banana escurece poucos minutos após o seu descascamento e corte, sendo tal processo associado à elevação da atividade das enzimas polifenoloxidase e peroxidase.

Inibição do escurecimento enzimático de banana e maçã minimamente processada

Não deixe as bananas nos sacos

As bananas deixadas em qualquer tipo de saco tendem a amadurecer muito mais rapidamente. Por isso, retire as bananas dos sacos assim que possível.

Separe as bananas do cacho

As bananas dão-se melhor sozinhas! Como tal, prefira separá-las uma a uma do cacho, antes de as guardar. Quando guardadas em cacho, se uma apodrece, apodrecem todas!

Mantenha as bananas afastadas das outras frutas

Armazene as bananas longe de outros frutos, tais como tomates, abacates, maçãs e pêssegos. Esses frutos libertam etileno, um gás libertado naturalmente pela fruta madura e que acelera bastante o processo de amadurecimento de outros frutos. As bananas são especialmente sensíveis a esse gás.

Envolva o caule das bananas em plástico

Embora os sacos de plástico não sejam bons para as suas bananas, se envolver o topo do caule onde foi cortado da árvore em plástico, ajuda a controlar a libertação de etileno.

É através desse talo onde as bananas foram cortadas da árvore, que mais gás etileno é libertado. Se o embrulhar, não permite que o etileno afete o resto do fruto.

Como conservar as bananas já descascadas

Se precisar de conservar por mais algum tempo uma banana descascada e fatiada, esprema sumo de limão, de lima ou de ananás por cima dela. Esse sumo contêm ácidos que matam as enzimas que aceleram o processo de degradação da banana, evitando assim que a banana fique castanha. Vinagre também é uma opção, mas altera demasiado o sabor da banana.

Podemos guardar as bananas no frigorífico?

Guardar as bananas no frigorífico manterá a fruta fresca, mas a casca da banana pode ficar preta. As baixas temperaturas abrandam o processo de amadurecimento. Portanto, desde que as bananas estejam amarelas e frescas quando as colocar no frigorífico, elas manter-se-ão frescas durante mais tempo.

Tenha em atenção que se as bananas ainda estiverem muito verdes, ao colocá-las no frigorífico pode impedir que amadureçam adequadamente.

Se as bananas já estiverem castanhas e maduras, colocá-las no frigorífico não irá inverter o processo de amadurecimento. No entanto, pode usar bananas excessivamente maduras em receitas como smoothies e muffins.

Podemos congelar bananas?

A forma perfeita de conservar bananas por muito mais tempo é congelá-las. Pode congelar as suas bananas muito facilmente, basta descascá-las, cortá-las em pequenos pedaços e guardá-los em sacos alimentares separados.

Essas bananas podem depois ser utilizadas em diversas receitas de bolos, em batidos, gelados caseiros, etc.


Utilizando estas simples técnicas, poderá manter as bananas frescas durante muito mais tempo.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

11 Comentários

  1. Mas que bem pensado 🙂 É por isso que quando vemos uma banana podre normalmente todo o cacho também o está…sem duvida um enorme desperdiçio. Obrigado Miguel 😀

  2. Eu adoro bananas verdes!
    Mas nunca me tinha passado pela cabeça separá-las, costumo guardá-las juntas, no frigorífico!

  3. Quando elas começam a ficar meias maduras, para quem gosta delas meio verdes, são optimas para fazer batidos, papas para bébés, etc etc

  4. Vou sugerir isto ao meu avô, porque ele custuma comer sempre uma banana depois do almoço, e às vezes acho que desperdiça porque elas apodrecem demasiado rápido.

  5. Para conservar as bananas verdes por mais tempo basta embrulhé-las em jornal e colocar num saco plastico e guardar na parte de baixo do frigorífico onde se colocam as verduras.

  6. Adorooooo bananas, aliás, é mesmo a unica fruta que como e no entanto não sabia esta dica.
    Vou passar a utilizar. Obrigado.
    No entanto quando começam a ficar escuras e moles o melhor é aproveita-las para um bolo 🙂

  7. Já repararam com vem as bananas embaladas?
    Vêm em sacos de plástico dentro de caixas, estes sacos estão sempre muito húmidos.
    Se as tirarem desses sacos ainda com essa humidade de as fecharem em sacos vão poder atravessar o oceano com elas “impacábies”

  8. Alguém sabe me dizer onde posso comprar em Portugal sacos de polietileno com furos para colocar nos cachos de banana?
    Não encontro em lado nenhum nos Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.