3 truques caseiros para se livrar das ervas daninhas

Livre-se facilmente das indesejáveis ervas daninhas com simples truques caseiros utilizando produtos que já tem em sua casa.

ervas-daninhas

Farto das ervas daninhas que crescem nas fendas de pátios e terraços?

Existem herbicidas químicos específicos para combater as indesejadas ervas daninhas, mas também pode experimentar métodos mais caseiros e económicos para o fazer.

  • Despejar água a ferver diretamente nas ervas daninhas. Tenha cuidado para não danificar as plantas cultivadas ao redor.
  • Borrifar vinagre sobre essas ervas. O ácido do vinagre irá matá-las, mas tenha o cuidado de não atingir as plantas e vegetação que quer manter saudáveis. O vinagre pode ser eficaz em ervas daninhas mais jovens, mas pode levar alguns dias para matar completamente as ervas daninhas mais velhas.
  • Dissolva umas 3 colheres de sal grosso em água morna. Depois, utilizando um frasco pulverizador, aplique essa mistura diretamente nas ervas daninhas. O sal desidrata e mata as ervas daninhas, mas tal como o vinagre, também é prejudicial para outras plantas e vegetação que pretende manter de boa saúde!
  • Arrancar as ervas daninhas pode ser uma opção eficaz, especialmente para ervas daninhas mais jovens. Certifique-se de remover toda a raiz para evitar que a erva daninha regenere.
ervas daninhas
Não é necessário gastar dinheiro em produtos específicos para erradicar as ervas daninhas.

Embora esses truques caseiros possam ser eficazes para controlar as ervas daninhas, eles podem não ser adequados para todas as situações. Se estiver a lutar com ervas daninhas invasoras ou persistentes, pode ser necessário recorrer a métodos de controle mais avançados, como o uso de herbicidas específicos.

Guia Poupe Mais

O que são ervas daninhas?

Ervas daninhas são plantas que crescem em áreas onde não são desejadas, como jardins, canteiros de flores e campos agrícolas. Elas podem competir com outras plantas por nutrientes, água e espaço, o que pode prejudicar o crescimento e a produção das plantas cultivadas. Algumas ervas daninhas também podem ser prejudiciais para a saúde humana e animal, como plantas que são tóxicas ou que podem causar alergias.

Ervas daninhas são geralmente mais difíceis de controlar do que as plantas cultivadas, pois podem se espalhar facilmente e regenerar a partir de sementes, raízes ou estolhos. Algumas ervas daninhas são nativas de determinadas regiões, enquanto outras são plantas exóticas introduzidas em novas áreas, tendo-se tornado invasoras.


Se conhecer mais formas de erradicar as ervas daninhas, partilhe-as nos comentários.


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha

12 Comentários

  1. Vou-lhes tratar da saúde finalmente! Tenho umas ervas teimosas num recanto da varanda e nunca consigo me livrar delas!

  2. Um outro modo de “repelirmos” as ervas daninhas é plantando no nosso jardim tomilho. O tomilho, além de servir para fazermos canteiros e sendo também eficaz contra os piolhos, é utilizado também para evitar a propagação de ervas daninhas, com a vantagem também de cheirar bem.

  3. Sim o tomilho é óptimo para quem não quer ter daninhas nem investir em casca de pinheiro.

    Também se podem tratar das daninhas regando-as com água bem salgada! Ficam como hão-de ir!! 🙂

  4. Eu já tinha ouvido falar em colocar sal grosso, mas elas nascem novamente :/ Vou tentar com o vinagre então 😉

  5. Pois eu costumo cuidar da casa dos meus avós e no pátio ou noutros sítios arranco as ervas pois químicos está fora se questao. Já basta os da junta de freguesia que em em vez de limparam, so metem remédio e pronto. Mas vou experimentar no pátio 🙂

  6. Coloquei hoje o sal, virei dizer o resultado do matagal que tenho nas traseiras do meu quintal. Espero que resulte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *