Os nossos “bem treinados” olhos já adquiriram uma tendência natural para focar os preços baixos a vários metros de distância! 😀
Mas no que se refere a alimentos tais como o peixe e a carne fresca, devemos ter sempre alguns cuidados especiais na sua selecção para melhor beneficiarmos das suas propriedades… e depois claro, olhamos novamente para o preço…
APRENDA A ESCOLHER PEIXE FRESCO
Quando comprar peixe fresco, atente às seguintes características:
- Cor: a carne de ter uma cor brilhante e intensa. E em alguns casos, como o do tamboril, ao abri-lo devem ver-se as veias.
- Aspecto geral: A peça deve ter escamas e uma carne dura, a pele brilhante, as tripas limpas e brancas, as guelras brilhantes e rosadas, e os olhos sem sangue.
- Conservação: Os peixes que melhor se conservam costumam ser os de escamas duras como o robalo, a garoupa, o rodovalho ou o linguado.
- Odor: Devemos sentir um leve cheiro a peixe; se for muito intenso é porque já perdeu frescura.
- Origem: Os peixes selvagens são maiores, têm uma pele escura e a sua carne é mais rija. Os de viveiro têm um tom acinzentado e a barbatana do rabo é mais aberta.
In revista Prevenir – Março 2011
Recomendo que veja o seguinte vídeo da DECO Proteste onde são também sugeridas algumas formas de reconhecer peixe fresco:
CONSERVAR PEIXE FRESCO
Seja muito cuidadoso no que se refere à conservação do peixe fresco.
- No frigorífico – guarde o peixe inteiro sem o descamar e proteja-o de forma a evitar o contacto com o ar. Um peixe com escamas pode chegar a durar 10 dias dentro do frigorífico.
- No congelador – se vai optar por congelar o peixe fresco, peça na peixaria para que o descamem e cortem em filetes. O peixe deverá ser bem escorrido e envolvido em papel aderente ou de alumínio. Congele-o o mais rapidamente possível após a compra para que não perca as suas propriedades.
Boas “pescarias”! 😉
Eu já conhecia estas dicas sobre como escolher o peixe e a melhor forma de o conservar, mas para quem não conhecia este artigo é muito informativa.
Aprendi tudo isto na aula de tecnologia de produtos de origem vegetal, no meu curso de Engenharia Alimentar.
Tiraste o Curso onde? Engenharia Alimentar é uma área que me interessa e estava a pensar tirar Mestrado em Engenharia Alimentar.