Saiba como escolher peixe fresco

Aprenda a escolher peixe fresco. Conheça os cuidados que deve ter na sua compra para melhor aproveitar os benefícios desse alimento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
peixe-fresco

Os nossos “bem treinados” olhos já adquiriram uma tendência natural para focar os preços baixos a vários metros de distância! 😀

Mas no que se refere a alimentos tais como o peixe e a carne fresca, devemos ter sempre alguns cuidados especiais na sua selecção para melhor beneficiarmos das suas propriedades… e depois claro, olhamos novamente para o preço…

APRENDA A ESCOLHER PEIXE FRESCO

Quando comprar peixe fresco, atente às seguintes características:

  • Cor: a carne de ter uma cor brilhante e intensa. E em alguns casos, como o do tamboril, ao abri-lo devem ver-se as veias.
  • Aspecto geral: A peça deve ter escamas e uma carne dura, a pele brilhante, as tripas limpas e brancas, as guelras brilhantes e rosadas, e os olhos sem sangue.
  • Conservação: Os peixes que melhor se conservam costumam ser os de escamas duras como o robalo, a garoupa, o rodovalho ou o linguado.
  • Odor: Devemos sentir um leve cheiro a peixe; se for muito intenso é porque já perdeu frescura.
  • Origem: Os peixes selvagens são maiores, têm uma pele escura e a sua carne é mais rija. Os de viveiro têm um tom acinzentado e a barbatana do rabo é mais aberta.

In revista Prevenir – Março 2011

Recomendo que veja o seguinte vídeo da DECO Proteste onde são também sugeridas algumas formas de reconhecer peixe fresco:

CONSERVAR PEIXE FRESCO

Seja muito cuidadoso no que se refere à conservação do peixe fresco.

  • No frigorífico – guarde o peixe inteiro sem o descamar e proteja-o de forma a evitar o contacto com o ar. Um peixe com escamas pode chegar a durar 10 dias dentro do frigorífico.
  • No congelador – se vai optar por congelar o peixe fresco, peça na peixaria para que o descamem e cortem em filetes. O peixe deverá ser bem escorrido e envolvido em papel aderente ou de alumínio. Congele-o o mais rapidamente possível após a compra para que não perca as suas propriedades.

Boas “pescarias”! 😉


Telegram

Quer passar a receber alertas de amostras grátis, oportunidades e outras novidades do blog?

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Talvez lhe interesse:

3 respostas

  1. Eu já conhecia estas dicas sobre como escolher o peixe e a melhor forma de o conservar, mas para quem não conhecia este artigo é muito informativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ganhe dinheiro preenchendo inquéritos online

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.