mulher-pc

Quer receba o seu extrato bancário em papel ou tenha acesso ao mesmo por via eletrónica, analise-o detalhadamente sem menosprezar nenhuma informação.

Examinar o seu extrato bancário é uma boa forma de se aperceber para onde vai o seu dinheiro, mas não menos importante, é uma forma de detetar débitos não autorizados por si!

Já passei por uma situação em que se eu não estivesse atento aos movimentos de conta descritos no meu extrato bancário, perderia dinheiro!

DEBITARAM 2 VEZES O VALOR DA COMPRA…

cartão de crédito

Provavelmente já lhe aconteceu algo semelhante ao efetuar uma compra com cartão multibanco: após inserir o código PIN informarem-no que ocorreu um erro no TPA (Terminal de Pagamento Automático), pedirem-lhe para confirmar novamente a compra e inserir mais uma vez o PIN…

Essa é uma situação que já experienciei mais do que uma vez, mas houve um dia em que o mesmo montante foi debitado duas vezes na minha conta bancária!

Felizmente detetei o erro ao analisar os meus movimentos de conta logo no dia seguinte. Entrei em contacto com a loja, pediram-me desculpa pelo incómodo e anularam a transação.

Quer mais motivos para se manter sempre atento ao seu extrato bancário? Veja este vídeo:

IDENTIFIQUE TODOS OS MOVIMENTOS DE CONTA

Ao examinar o seu extrato bancário poderão surgir-lhe dúvidas quanto à origem de um ou outro débito, mas por menor que seja o montante envolvido, tente sempre saber qual a entidade que lhe cobrou e há quanto tempo vem fazendo essa cobrança.

Leia também:  Como Conservar Gemas e Claras de Ovos

O ideal é aceder ao seu extrato bancário através do serviço de homebanking com alguma regularidade para que nada lhe escape.

Utilizar uma aplicação de gestão do orçamento familiar, como é o caso do Boonzi, ajuda imenso a passar a “pente fino” os seus movimentos de conta.

Vigie muito bem o seu dinheiro! 🙂

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho acesso á minha conta através da internet, e vou sempre controlando os meus gastos. Tenho uma agenda onde anoto todos os cêntimos que gasto, seja 0,50 € do café, ou 35 € de electricidade. Assim é-me mais fácil perceber onde gastei o dinheiro, que ás vezes gastamos nem se sabe em quê!

  2. Todos os meses fazmeos um ficheiro excel com todos os movimentos do cartão. Assim permite-nos controlar debitos não autorizados e ter melhor noção de despesas e onde poupar

  3. Consulto o meu extracto bancário com regularidade e até hoje nunca me deparei com nenhuma dessas situações. Mas vou continuar cada vez mais atenta!

  4. Eu desde que comecei a utilizar um programa de gestão de finanças pessoais (Boonzi), ando muito mais descansado, pois é muito fácil ter controlo sobre todo o património.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here