Pequenas Dicas para Grandes Poupanças

Qual é a melhor posição para dormir?

Ter uma boa noite de sono passa também por escolher uma boa posição! Venha descobrir qual a melhor posição para dormir.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Dormir de Dia

Ter uma boa noite de sono passa também por escolher uma boa posição! Dormir numa boa posição, chamada também posição ergonómica, é muito importante: as costas têm que estar bem suportadas e confortáveis durante a noite, sendo importante tentar manter a posição natural da coluna.

A nossa coluna tem a forma da letra “S” e é nessa posição, ligeiramente curvada, que o corpo descansa melhor.

Mas quais são realmente as melhores posições para dormir e tentar respeitar esta forma natural do corpo?

As três posições diferentes para dormir

Durante o sono, deitado numa cama, o corpo pode, de forma mais ou menos espontânea, ganhar três posições diferentes: de barriga para cima, de lado (seja direito ou esquerdo) e de barriga para baixo.

Mesmo que não sejamos levados a pensar com frequência nestas diferentes posições, a verdade é que algumas são melhores que outras…

Dormir de barriga para cima

Nesta posição é importante ter uma boa almofada que possibilite que a cabeça fique ao mesmo nível que o resto do corpo, mas não acima do nível natural das costas.

Esta posição é desaconselhável a pessoas que sofrem de problemas respiratórios, como a apneia ou que ressonem, ou ainda a pessoas que têm problemas de refluxo, visto que nesta posição a respiração é forçada e pouco fluída.

No entanto, esta posição alivia dores de pescoço e de costas, o que pode ser uma boa escolha para quem sofre de dores cervicais.

Dormir de lado

Dormir de lado e sobretudo curvado (com a perna inferior dobrada ou os dois joelhos juntos) é a melhor posição para dormir e a mais saudável!

Esta posição permite respeitar a forma natural da nossa coluna, sobretudo se conseguirmos que a cabeça e o resto do corpo formem uma linha reta. É importante escolher uma almofada que seja da mesma altura que o ombro inferior, para assim garantir que a coluna fique perfeitamente alinhada.

Ao forçar-se a dormir nesta posição, permite também que respire melhor e de forma mais fluída durante toda a noite, evitando quaisquer riscos de bloqueios ou problemas respiratórios.

Dormir de lado tem ainda duas particularidades: o lado direito ou lado esquerdo! Não é evidente, mas a verdade é que o lado que se escolhe para dormir de forma lateral, implica diferentes vantagens e desvantagens.

Dormir para o lado direito

Dormir para o lado direito pode não ser a melhor escolha para os amantes de sono lateral: ao “escolher” o lado direito para dormir, isso pode aumentar o risco de sofrer de azia!

Para minimizar os efeitos negativos de dormir para o lado direito, escolha uma almofada que permita compensar o espaço “vazio” entre o pescoço e os ombros, para tentar manter uma posição neutra da sua coluna.

Dormir para o lado esquerdo

No entanto, dormir para o lado esquerdo também não reserva só vantagens: ao escolher o lado esquerdo, isso pode aumentar a pressão exercida sobre os órgãos internos (fígado, pulmão e estômago – o que, neste caso, diminui o refluxo e azia!).

Mas, comparando ao lado direito, quem dorme para o lado esquerdo tem certamente um sono mais saudável! Sendo que o sistema linfático é dominante no lado esquerdo do corpo, dormir para esse lado ajuda o processo natural de drenagem linfática

Dormir para o lado esquerdo ajuda também a ter uma boa digestão, ativa uma boa circulação sanguínea e alivia dores estomacais.

Dormir de barriga para baixo

A posição de dormir de barriga para baixo é uma das mais desaconselhadas para um sono saudável e ergonómico. É uma posição “violenta” para a parte superior do corpo, naturalmente virado para um lado durante toda a noite. O pescoço sofre bastante com esta posição, pois para além do facto de esta posição o obrigar a estar virado para um dos lados, também o torce (sobretudo se for utilizada uma almofada demasiado alta em relação ao corpo).

Esta posição é desaconselhada e pouco saudável, pois aumenta o risco de problemas cervicais.

E você? Qual destas posições para dormir tem por hábito adotar?


Não perca nenhuma oportunidade!

Quer ficar sempre a par das nossas novidades, receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro... diretamente no seu messenger?

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.