Dormir de Dia

Ter uma boa noite de sono passa também por escolher uma boa posição! Dormir numa boa posição, chamada também posição ergonómica, é muito importante: as costas têm que estar bem suportadas e confortáveis durante a noite, sendo importante tentar manter a posição natural da coluna.

A nossa coluna tem a forma da letra “S” e é nessa posição, ligeiramente curvada, que o corpo descansa melhor.

Mas quais são realmente as melhores posições para dormir e tentar respeitar esta forma natural do corpo?

As três posições diferentes para dormir

Durante o sono, deitado numa cama, o corpo pode, de forma mais ou menos espontânea, ganhar três posições diferentes: de barriga para cima, de lado (seja direito ou esquerdo) e de barriga para baixo.

Mesmo que não sejamos levados a pensar com frequência nestas diferentes posições, a verdade é que algumas são melhores que outras…

Dormir de barriga para cima

Nesta posição é importante ter uma boa almofada que possibilite que a cabeça fique ao mesmo nível que o resto do corpo, mas não acima do nível natural das costas.

Esta posição é desaconselhável a pessoas que sofrem de problemas respiratórios, como a apneia ou que ressonem, ou ainda a pessoas que têm problemas de refluxo, visto que nesta posição a respiração é forçada e pouco fluída.

No entanto, esta posição alivia dores de pescoço e de costas, o que pode ser uma boa escolha para quem sofre de dores cervicais.

Dormir de lado

Dormir de lado e sobretudo curvado (com a perna inferior dobrada ou os dois joelhos juntos) é a melhor posição para dormir e a mais saudável!

Esta posição permite respeitar a forma natural da nossa coluna, sobretudo se conseguirmos que a cabeça e o resto do corpo formem uma linha reta. É importante escolher uma almofada que seja da mesma altura que o ombro inferior, para assim garantir que a coluna fique perfeitamente alinhada.

Ao forçar-se a dormir nesta posição, permite também que respire melhor e de forma mais fluída durante toda a noite, evitando quaisquer riscos de bloqueios ou problemas respiratórios.

Dormir de lado tem ainda duas particularidades: o lado direito ou lado esquerdo! Não é evidente, mas a verdade é que o lado que se escolhe para dormir de forma lateral, implica diferentes vantagens e desvantagens.

Dormir para o lado direito

Dormir para o lado direito pode não ser a melhor escolha para os amantes de sono lateral: ao “escolher” o lado direito para dormir, isso pode aumentar o risco de sofrer de azia!

Para minimizar os efeitos negativos de dormir para o lado direito, escolha uma almofada que permita compensar o espaço “vazio” entre o pescoço e os ombros, para tentar manter uma posição neutra da sua coluna.

Dormir para o lado esquerdo

No entanto, dormir para o lado esquerdo também não reserva só vantagens: ao escolher o lado esquerdo, isso pode aumentar a pressão exercida sobre os órgãos internos (fígado, pulmão e estômago – o que, neste caso, diminui o refluxo e azia!).

Mas, comparando ao lado direito, quem dorme para o lado esquerdo tem certamente um sono mais saudável! Sendo que o sistema linfático é dominante no lado esquerdo do corpo, dormir para esse lado ajuda o processo natural de drenagem linfática

Dormir para o lado esquerdo ajuda também a ter uma boa digestão, ativa uma boa circulação sanguínea e alivia dores estomacais.

Dormir de barriga para baixo

A posição de dormir de barriga para baixo é uma das mais desaconselhadas para um sono saudável e ergonómico. É uma posição “violenta” para a parte superior do corpo, naturalmente virado para um lado durante toda a noite. O pescoço sofre bastante com esta posição, pois para além do facto de esta posição o obrigar a estar virado para um dos lados, também o torce (sobretudo se for utilizada uma almofada demasiado alta em relação ao corpo).

Esta posição é desaconselhada e pouco saudável, pois aumenta o risco de problemas cervicais.

E você? Qual destas posições para dormir tem por hábito adotar?

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