As (enormes) vantagens de planear as suas refeições
Planear as suas refeições ajuda-o a organizar as suas compras, evitar o desperdício, poupar tempo e dinheiro, entre outras vantagens! Saiba porquê.
Se gasta imenso dinheiro em compras no supermercado mas ao mesmo tempo sente que nunca tem “nada” para comer lá em casa, talvez não esteja a planear devidamente as suas refeições!
Planear uma semana de refeições não lhe levará mais do que uns 30 minutos e permitir-lhe-á poupar muito tempo e dinheiro! Como?
Ficar especado a olhar para dentro do frigorífico perto da hora do jantar e a tentar decidir o que cozinhar… é provavelmente um quadro em que muitos de nós nos revemos imensas vezes!
A solução para evitar este tipo de situações, passa, claro está, por organizar e planear as suas refeições.
Planear é poupar
Ao planear com antecedência o que vai comer, você poupa tempo e dinheiro, alimenta-se melhor e até faz refeições mais saudáveis. Se isto não o convence, eis mais alguns benefícios interessantes:
- Munido com um plano de refeições semanal e uma lista de compras, apenas necessitará de fazer uma visita por semana ao supermercado, poupando assim nas deslocações.
- Planear as refeições ajuda-o a elaborar uma lista de compras mais eficiente e assim evitar compras impulsivas de produtos supérfluos ou duplicados.
- Ao ter todas as suas refeições planeadas e todos os ingredientes necessários em sua casa, irá evitar a tentação de recorrer a restaurantes (de fast-food, por exemplo) ou a optar por refeições prontas (pizzas e companhia).
- Evita o desperdício de alimentos por expirarem o prazo de validade, já que terá melhor controlo sobre o que tem na sua despensa, assim como também conseguirá aproveitar melhor as sobras para confecionar novas refeições e evitar os ACNIs no seu congelador!
- Poupa energia elétrica ao evitar o uso do micro-ondas para descongelar algo à pressa, uma vez que já sabe de antemão o que deve deixar a descongelar.
- Menos stress para si… Sabendo exatamente o que vai cozinhar e garantindo que tem todos os ingredientes necessários, não saber o que fazer para o jantar, deixará de ser uma preocupação para si!
Como vê, planear as refeições pode ser muito vantajoso, e certamente não estão aqui listadas todas as vantagens!
Mais uma sugestão: tente sempre que possível cozinhar para um batalhão!
E não se esqueça de planear também os pequeno-almoços e os lanches a meio da tarde.
Bom apetite! 🙂
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 24/10/2011
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Como conservar alface
- Cápsulas de café Bicafé compatíveis com Nespresso
- Como conservar enchidos
- Como aproveitar as sobras de molhos dos tachos e assadeiras
Todas as semanas faço uma ementa semanal. Assim evito abrir a porta do frigorífico e ficar lá a olhar a ver os ingredientes que tenho e a pensar aquilo que vou fazer. Guardo todas as ementas, e ás vezes vou copiar totalmente uma ementa que se fez no mês anterior! Poupo tempo e trabalho!
Eu faço uma coisa diferente: ao fim de semana costumo fazer dois ou três pratos em grandes quantidades para ir dando para a semana, pois nem sempre tenho tempo de cozinhar todos os dias, o planeamento seja em que área for é sempre a melhor maneira de poupar e de estarmos prevenidos.
Ai está algo que faço e realmente é muito util. Por vezes também cozinho em quantidades suficientes para várias refeições o que representa economia de energia, azeite, cebola, e outros.
Tanho cada vez mais o habito de planear as refeições. Poupa-se imenso tempo e dinheiro!!!
Para quem estiver interessado, deixo aqui o link do blog da Mónica, para imprimirem o menu da semana.
http://www.organizaracasa.com/wp-content/uploads/2011/08/menu.jpg
No poupar é que está o ganho. Existem restos de comida que podem ser sempre aproveitados e moda da marmita veio para ficar…
Planear a ementa semanal já se tornou um hábito! Bem como fazer comida em grandes quantidades para dar para mais do que uma refeição, assim poupo tempo e energia para fazer outras coisas.
Podes crer não compras o que não precisas
nem sempre é possivel planear com antecedencia