Como tirar manchas de suor da roupa

Conheça alguns truques caseiros para remover manchas de suor da roupa, sem necessidade de recorrer a produtos específicos.
Mancha de suor na roupa

As manchas de suor nas roupas são, na maioria das vezes, muito difíceis de remover. De tal forma que mesmo após várias lavagens na máquina, elas teimam em não desaparecer.

Apesar de existirem produtos específicos para a remoção de manchas de suor, pode sempre experimentar alguns truques caseiros para assim poupar dinheiro nessa tarefa.

DECO - Ofertas

Antes de mais, para facilitar os resultados é necessário atuar o mais rapidamente possível, ou seja, assim que se aperceba que a roupa está manchada. Deixar a peça de roupa com a mancha por demasiado tempo, faz com que esta se vá fixando cada vez mais no tecido, tornando-a mais difícil de remover.

Não utilize água quente

Para remover manchas convém usar sempre água fria, já que o calor ajuda a fixá-las ainda mais no tecido. Até mesmo quando tiver de secar a peça de roupa, prefira pendurá-la no estendal em vez de a pôr na máquina de secar roupa. Outra hipótese, e até para acelerar a secagem, é estender a roupa junto a um desumidificador.

Pelos mesmos motivos, enquanto não estiver livre da mancha, não deverá passar a peça de roupa a ferro. Conclusão, mantenha a mancha longe de qualquer fonte de muito calor para evitar piorar a situação.

Remover manchas de suor com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto bastante versátil e eficaz na remoção de manchas de suor recentes.

Misture 5 colheres de bicarbonato de sódio num litro de água e coloque a peça de roupa de molho durante uns 30 minutos. Depois lave a peça normalmente.

A mancha não saiu? O limão dá uma ajuda

Se a mancha teimar em não sair, experimente misturar bicarbonato de sódio com sumo de limão até formar uma pasta consistente. Depois, esfregue essa pasta com uma escova de dentes velha diretamente na zona afetada (vire do avesso para aplicar a pasta no interior da peça de roupa) e deixe atuar durante uns 30 minutos. Após isso, coloque a peça de molho num balde com água e detergente da roupa e lave normalmente.

Remover manchas de suor com vinagre branco

Misture 1 litro de água com 3 colheres de sopa de vinagre branco(1) e coloque a peça de molho por 10 minutos. Após isso, lave a peça normalmente.

(1) Não confunda vinagre branco com “vinagre de vinho branco”, pois são produtos distintos. O vinagre branco (ou vinagre de limpeza) não se encontra nas prateleiras de produtos alimentares dos supermercados, mas sim na zona de produtos de limpeza.


Seja qual for o truque caseiro que experimentar, deverá sempre que possível testar a reação do tecido ao produto que vai usar, para não piorar ainda mais o problema!

Conhece mais truques caseiros para remover manchas de suor da roupa? Partilhe nos comentários. 🙂

DECO - Ofertas
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:
Últimas oportunidades:

2 respostas

  1. Já uso o bicarbonato há muitos anos para as manchas. Muitas vezes não sai à primeira e tenho de repetir e algumas vezes nem sai de todo. Acho que depende muito do material. Mas vale a pena tentar porque ja me salvou algumas camisas do marido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba as melhores dicas no seu e-mail:

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp