Como Vender um Carro Usado

vender-carro-usado1 Como Vender um Carro UsadoVender um carro nem sempre é fácil, e as condições da economia não ajudam, com os preços dos carros a cair a pique. Contudo, se souber lidar com o mercado pode sair a ganhar com os seus negócios.

Ao tentar fazer uma venda convém não se ser ganancioso. A primeira coisa que tem a fazer é avaliar as condições e tempo de uso do seu carro. Quanto mais usado for, menos valerá. Além disso, tenha em conta o próprio modelo e compare com os preços do mercado para que não cometa um erro e peça um valor exorbitante e inadequado. Acima de tudo, há que manter a honestidade e exigir apenas o valor merecido.

Existem uns quantos sites de prestígio onde poder efetuar as suas vendas, entre eles o OLX, Standvirtual, CustoJusto e Ocasião.

CUIDADOS A TER NA VENDA DO SEU CARRO

  • Ao redigir um anúncio, mencione as diferentes especificações do carro separadamente. Evite iniciais, pois estas confundem as pessoas. Evidencie todo o historial do carro, desde o tempo de uso até às condições físicas em que o carro se encontra.
  • Tire as melhores fotos que conseguir, em alta definição. O cliente tem de saber claramente o que está a comprar.
  • Lembre-se de cuidar bem do seu carro. O cliente poderá querer encontrar-se consigo para ver o carro e convém que este esteja bem limpo, polido e com a devida manutenção em dia.
  • Marque reuniões com o cliente e nunca o deixe levar o carro sozinho. Antes de deixar alguém fazer um test drive, verifique se ele tem seguro e carta de condução, ou poderá estar sujeito a um desastre iminente na estrada.
  • Não deixe as chaves na ignição ao trocar de lugares ou ao sair do carro. Não é comum sofrer um roubo durante estes momentos.
  • Se tem 4 potenciais compradores não aceite logo a primeira oferta, a não ser que seja realmente boa. Esteja preparado para negociar pois, se tem apenas um cliente, tem de ser um pouco mais flexível.
  • Se puder, ofereça um extra, como um bidão de gasolina junto com o carro. Um movimento destes pode fazer toda a diferença na venda.

NÃO SE DEIXE ENGANAR

Agora, seja também um pouco esperto. Todos sabemos como é fácil ser-se burlado quando não compreendemos como este mundo cruel funciona realmente. Os burlões costumam contatar os anunciantes e exigir informações pessoais, como o NIB para efetuar a transferência bancária ou para passar um cheque. Não caia nesta armadilha, pois trata-se somente de phishing. Se possível, encontre-se primeiro com o cliente antes de fechar qualquer negócio.

Também não é incomum um anunciante dirigir-se ao multibanco juntamente com o cliente e este efetuar uma transferência bancária, mas para uma conta diferente da do anunciante. O cliente fica assim com o dinheiro e com o carro. Evite situações deste género.

Os burlões tendem ainda a aproveitar-se do sistema das operações interbancárias: combinam encontros depois das 18h00, sabendo que a transferência bancária já não é processada nesse dia. As transferências entre bancos diferentes só são feitas dois dias depois. Assim, visto que a conta já não tem dinheiro suficiente, o dono do carro é que sofre e entretanto o carro já foi vendido a uma terceira pessoa.

Vivemos num mundo em que muita gente é interesseira. Desde que abra bem os olhos e não confie demasiado, deverá conseguir efetuar uma boa venda sem quaisquer problemas.

E se a sua intenção for comprar um carro usado, conheça algumas dicas para comprar um bom carro em segunda mão e para que não seja enganado no decorrer do negócio.

Subscreva o canal de Youtube do Poupa e Ganha:

Comentários

comentários

3 respostas

  1. Dyego diz:

    Excelentes dicas. Encontrei esse artigo recentemente, que também pode ajudar pessoas que desejam vender um carro. https://www.emuitocarro.com.br/blog/dez-passos-para-vender-seu-carro-usado/

  2. Costa diz:

    O UsadosOk deveria também estar nessa lista visto ser o único da especialidade, onde os anúncios são gratuítos tanto para os particulares como para os profissionais.

  3. Ricardo Silva diz:

    Agora já só é engando quem quiser.
    Existe uma empresa que leva um inspector certificado a ver as condições do carro do vendedor e mostra tudo no site, negoceia o preço e garante pagamento seguro. É um excelente serviço de compra e venda entre particulares e não temos que pagar o dobro em stands pelo que oferecem e afasta os comerciantes de “vão de escada”. A empresa é a Hoopy (www.hoopy.pt).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.