5 Dicas para poupar na sua conta de eletricidade!
Acha que já tentou de tudo e, ainda assim, a sua conta de eletricidade continua a desesperá-lo? Conheça alguns hábitos básicos que podem fazer a diferença.
Acha que já tentou de tudo e, ainda assim, a sua conta de eletricidade continua a desesperá-lo? Saiba que, às vezes, não é preciso alterar muito na sua rotina, basta apenas ter atenção a alguns pequenos hábitos, que podem ter resultados impressionantes!
Conteúdo
1. Troque as lâmpadas
Substitua as lâmpadas incandescentes, por fluorescentes ou, investindo um pouco mais, por lâmpadas LED. Se costuma ter luzes acesas em casa mais de 5 horas por dia, irá recuperar o investimento em menos de 6 meses. As lâmpadas fluorescentes podem ser mais caras, mas consomem até 80% menos energia, porque produzem menos calor e a eletricidade consumida é em maior quantidade destinada à iluminação, e no caso das lâmpadas LED a poupança pode ser ainda maior.
2. Acabe com o “standby”
Sabia que a televisão, o computador e a power box ficam em “standby” sempre que os desliga? Se está a ver a luzinha vermelha, então continua a ser consumida eletricidade. Se costuma deixar o carregador do telemóvel sempre ligado na tomada, saiba que também está a gastar eletricidade, mesmo que não esteja a carregar o telemóvel.
Desligue todos os equipamentos deste tipo que tem em casa, e vai ver que vai reduzir a sua conta de eletricidade em vários euros.
3. Evite lavar a loiça sem encher a máquina
Se lavar a loiça apenas com alguns pratos dentro da máquina, está a desperdiçar dinheiro. Por isso, evite lavar a loiça sem encher a máquina. Se tiver possibilidade não utilize o ciclo de secagem. Cerca de 90% do consumo das máquinas de lavar serve para as fases de aquecimento (na lavagem e secagem). A loiça depois de lavada está tão quente que bastará abrir a porta da máquina e secará em poucos minutos!
4. Aposte em vidros duplos e caixilharia em PVC
Certifique-se de que janelas e portas estão corretamente isoladas em toda casa. Se verificar que há locais mal isolados, ou se estava já a pensar em remodelar as suas janelas, saiba que até 30% do calor ou frio pode entrar e também sair de sua casa pelas janelas! Ou seja, se não estiverem corretamente isoladas estará a gastar mais energia para arrefecer ou refrescar a sua casa, do que o que seria necessário.
5. Regule o aquecimento de casa
No Inverno, cerca de 25% do preço da sua fatura de eletricidade será devido ao aquecimento da sua casa (aquecedores e afins). Aprenda a moderar esta despesa mantendo a casa a uma temperatura confortável, sem ter a aquecer mais do que o necessário. Se mantiver a temperatura dentro de casa nos 20ºC, em vez de 22ºC, por exemplo, estará confortável e irá fazer elevadas poupanças no seu consumo mensal.
Se mesmo assim continuar a achar que paga muito de eletricidade, vale a pena solicitar a ajuda de eletricista ou técnico especializado que analisará a sua casa e indicará as potenciais causas para os seus altos consumos de eletricidade. E, claro, irá também aconselhá-lo sobre as melhores opções disponíveis para o seu caso específico.
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 14/02/2017
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Utilize balastros eletrónicos nas suas lâmpadas fluorescentes
- Como evitar passar a roupa a ferro
- Liberalização do Mercado Energético – Esclareça dúvidas e saiba como poupar!
- 14 dicas práticas para arrefecer a casa sem usar ar condicionado
Para mim essas dicas não resolvem a economia, eu não tenho esses maus costumes.
P’Catarina :Não tem esses maus costumes ,então veja a potencia contratada,”pode ser mais alta do que precisa”