Tratamento de doenças da pele com manjericão
Sabia que o manjericão pode ser utilizado no tratamento de doenças da pele, tais como acne e pé de atleta? Veja como criar um remédio caseiro com essa planta.
O manjericão é uma planta bastante popular que para além da vulgar aplicação em culinária como aromatizante, é também muito benéfica para a saúde.
Usado há vários milénios, as propriedades curativas do manjericão foram descobertas na Índia, país onde essa planta era considerada sagrada e promotora do crescimento espiritual.
Alguns estudos apontam que o manjericão possui ação anti-bacteriana, anti-inflamatória, adstringente, estimulante do sistema nervoso, antiulceroso e redutora dos índices glicêmicos.
Na revista PREVENIR nº54, existe um artigo onde são apontados alguns benefícios desta planta no tratamento de doenças da pele, nomeadamente no combate à acne.
Achei esse artigo interessante, principalmente pelo facto de descreverem como se prepara um remédio caseiro muito simples utilizando o manjericão.
Remédio caseiro com Manjericão
Prepare esse remédio caseiro da seguinte forma:
- Macere, usando um pilão, algumas folhas frescas de manjericão juntamente com umas folhas de salsa até se formar uma pasta.
- Aplique essa pasta diretamente sobre erupções causadas pela acne, no pé de atleta, nas picadas de inseto ou para clarear as manchas da pele.
Para os casos de acne e de manchas da pele, aplique este tónico umas 3 vezes por semana para ter melhores efeitos. A sua pele ficará mais hidratada e rejuvenescida.
É graças às suas propriedades cicatrizantes, que o manjericão é indicado para o alívio das picadas de insetos e da consequente coceira e inchaço. Para além desse alívio, ainda ajuda s evitar que a pele fique com marcas permanentes.
Caso seja suscetível de ter reações alérgicas, ou caso tenha a pele mais sensível, antes de aplicar este tratamento, faça um teste aplicando uma pequena quantidade numa área menor da sua pele.
Regra geral (e na minha opinião) é preferível optar por alternativas naturais e evitar sempre que possível a utilização de fármacos. Para além de ser a opção mais económica, ainda nos prevenimos contra eventuais efeitos secundários dos medicamentos.
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 11/04/2010
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Como marcar consultas online para o Centro de Saúde
- Como aliviar a rouquidão
- Quer dormir melhor? Tome um chá de alface!
- Dica muito simples para poupar na farmácia
O Brasil deveria seguir o exemplo de Portugal e também custear parte do custo dos medicamentos, pois alem de caros, normamente sua eficácia é amplamente questionável.Meu filho de 06 anos tem psoriase e em média gstamos R$ 120,00 a cada dez dias com pomadas.
Kátia Volpi
[email protected]
Para o acne não sabia que fazia efeito,sem dúvida que temos que valorizar cada vez mais as técnicas naturais.
Já fizeste algum artigo sobre a planta aloé vera para o acne também?senão fica a dica 🙂
Não conhecia esta propriedade do manjericao. Bem jeito me tinha dado ha uns meses quando tive uma erupção cutanea grave. De qualquer forma vou gurdar já que tenho tendencia a ter alguns problemas de pele.
Poxa….sempre quis saber mais sobre o manjericão….e creio q tem mais utilidades dessa maravilha…
Vou textar e com confiança q vai dar certo….acne e mancha na pele….
Adorei e depois volto p falar sobre o resultado …..Que será ótimo…
Abraços á todos(as)……
Interessante mais será que tambem causa efeito em outras doenças de pele como pitiriase versicolor, ,pano branco,?