dormir

Com todas as preocupações do dia-a-dia, pode parecer difícil conseguir adormecer depressa. As insónias e o excesso de pensamentos antes de adormecer são algumas das causas de maus hábitos de sono.

Grande parte das pessoas sabe que para adormecer rapidamente pode começar por evitar a cafeína à noite ou pode evitar algumas sestas tardias, mas existem muitos outros “truques” e técnicas para que possa adormecer depressa e ter uma boa noite de sono! Saiba algumas dicas para conseguir adormecer depressa e dormir melhor!

Jante mais cedo para poder conseguir fazer a digestão com tempo

Deitar-se com o estômago cheio fará com que demore a adormecer e se sinta desconfortável na cama. Evite isso jantando mais cedo! O seu corpo precisa de tempo para fazer a digestão e o processo de digestão é mais eficaz se estiver sentado ou de pé. Aconselhamos jantar e comer três horas antes de se deitar, para ter tempo para poder digerir a refeição com calma antes de adormecer.

Não faça desporto ou atividade física “pesada” antes de se deitar

Se realmente faz bem fazer desporto e é uma técnica por nós já abordada para dormir melhor, a verdade é que, para conseguir adormecer depressa, a atividade física deve ser evitada durante a noite. Nas quatro horas antes de se deitar, evite fazer desporto para que não fique agitado e com os níveis de adrenalina elevados!

Desligue todos os equipamentos eletrónicos

São vários os estudos que mostram que a luz de equipamentos eletrónicos como telemóveis, televisão, computadores, entre outros, aumentam os níveis de ansiedade e stress. Para conseguir adormecer depressa, tente eliminar qualquer utilização desse tipo de equipamento nas horas antes de se deitar.

Mantenha o seu quarto o mais escuro possível

Ter aparelhos ligados que produzam luz ou ter alguma fresta na janela que faça entrar luz e efeitos luminosos do exterior, irão impedir que consiga adormecer rapidamente. A luminosidade provoca ao seu corpo uma sensação de confusão, remetendo-o para a ideia de que é ainda cedo para adormecer.

Se tiver algum relógio ou despertador que tenha uma luz brilhante, tente que a luz deste não esteja direcionada para o seu rosto.

Tome um banho quente

Para chegar à cama e conseguir adormecer depressa, experimente tomar um banho quente! Para além de ser bastante relaxante e prazeroso, está provado que aumentar a temperatura da pele aumenta a sensação de sonolência. Experimente tomar um banho (seja de imersão ou de chuveiro) de, pelo menos, vinte minutos, com água de temperatura superior a 37°C, e verá resultados rápidos quando chegar à cama!

Se tem a mente cheia de problemas, escreva um diário

Escrever um diário antes de ir dormir permite-lhe esvaziar a sua mente e preparar-se para adormecer com a cabeça mais leve. Escreva o seu dia, desabafe sobre os seus problemas ou anote todas as ideias que tem a ocupar a sua mente e preparar-se assim para adormecer mais rapidamente!

Leia um livro, relaxe e adormeça depressa

Ler um livro quando já está na cama, antes de adormecer, faz com que relaxe e baixe o nível de stress. Escolha um bom livro e leia-o: irá ver que uma boa história o vai ajudar a adormecer mais depressa! No entanto, se todos os estilos literários são bons e louváveis, não escolha livros de ação, de horror, policiais ou de terror: este tipo de livro, antes de adormecer, podem causar o efeito contrário aquele que deseja!

Beba uma bebida quente que não contenha cafeína

Antes de se preparar para adormecer, experimente beber uma bebida quente. Tal como o banho quente, beber uma bebida quente não só permite que relaxe e aproveite de uma boa bebida, como a temperatura do seu corpo aumenta, permitindo que consiga adormecer mais rápido.

Escolha uma bebida sem cafeína e que não seja pesada. Um copo de leite quente com mel, um chá de camomila ou um chá de hortelã são excelentes escolhas para, juntamente com o seu livro, aproveite os últimos momentos antes de adormecer!

Esteja confortável para adormecer mais rapidamente

Garanta que se deita confortavelmente e prepare-se para adormecer mais rapidamente usando roupas largas. O estar confortável para dormir passa, claro, por roupas que não sejam apertadas, mas também com o conforto fisiológico: garanta que não se deita com vontade de urinar, pois a sensação de querer sempre ir à casa de banho, fará com que demore mais tempo para adormecer e esteja impaciente!

Reduza os barulhos mas evite adormecer com phones nos ouvidos

Deitar-se acompanhado por muitos barulhos e ruídos fará com que demore, e muito, a adormecer. Tente reduzir todo o tipo de barulhos que consiga e, se for necessário, poderá ativar músicas de ambiente com sons da natureza. Sons repetitivos e constantes com um volume baixo acabam por afastar o seu cérebro de outros barulhos externos e fazem com que se concentre unicamente nesses sons relaxantes.

No entanto, não experimente deitar-se usando phones! Estes podem provocar escorregar e provocar uma sensação de susto ou podem também aleijá-lo e provocar-lhe dor durante o sono.

Um cheiro agradável vai ajudá-lo a adormecer mais rapidamente

A aromaterapia é a terapia que usa os cheiros para ajudar algumas patologias. Está comprovado que alguns cheiros e óleos essenciais, com o cheiro de lavanda, ajudam as pessoas a relaxar e ajudam a adormecer de forma mais confortável. Experimente adquirir um óleo essencial de lavanda e coloque algumas gotas na sua almofada ou cobertor para que adormeça mais relaxado.

Tenha o seu quarto a uma temperatura ideal

Para adormecer mais rapidamente, é importante que o seu quarto não esteja demasiado quente. A combinação da pele quente com um quarto fresco é uma combinação vencedora para conseguir adormecer mais depressa!

Temperaturas baixas e frescas induzem à sonolência e fazem com que tenha uma noite de sono mais agradável. Tente ter o seu quarto com uma temperatura abaixo dos 18°C e comprove a rapidez com que passará a adormecer!

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