Refeição

A importância da alimentação na saúde é mais do que conhecida e destacada: comer bem, ter uma alimentação variada e sem exageros são atos importantes de pôr em prática para ter uma saúde sem problemas.

No entanto, para além dos problemas de saúde conhecidos e relacionados diretamente com uma má alimentação, o sono também é diretamente influenciado por aquilo que comemos. Muito se fala em comer refeições ligeiras antes de ir dormir, mas os cuidados com a alimentação não devem passar só por aí se quiser ter uma boa noite de sono. Fique a saber o que precisa de comer para dormir bem!

Sofre de insónias? Corte nas proteínas e aproveite os hidratos de carbono

Se sofre de insónias, experimente ter uma alimentação rica em hidratos de carbono, mas escolha alimentos ricos em hidratos de carbono de índice glicêmico baixo, como pão de cereais, cereais como quinoa ou arroz castanho, massas cozidas al dente, lentilhas, feijão, ervilhas, fruta fresca, legumes, etc.

Limite o consumo de alimentos com hidratos de carbono de índice glicêmico elevado como o pão branco, o arroz branco, cereais processados e doces, batatas, açúcar, mel, etc.

As proteínas devem ser limitadas, sobretudo à noite. Aproveite o almoço para comer alimentos ricos em proteínas como carne, peixe, ovos ou delícias do mar, evitando este tipo de alimento à noite.

Comer para dormir bem: evite alimentos pesados e coma com antecedência

Para além de ser aconselhável não comer muito antes de dormir e não comer logo antes de se deitar, escolha, como última refeição do seu dia, algo ligeiro: evite refeições com muitas especiarias e evite alimentos pesados como charcutarias, carnes com gordura, natas, molhos, queijos e, claro, tente limitar o consumo de alimentos processados.

É importante jantar pelo menos três horas antes da hora em que se vai deitar. Este período é o tempo médio necessário a uma digestão completa e que faz com que o seu corpo esteja pronto para iniciar um processo de sono tranquilo.

Omega-3: um excelente suplemento para adormecer mais rapidamente

Os omega-3 são excelentes gorduras e ácidos para conseguir dormir melhor e adormecer mais rapidamente. Contribuem ao bom funcionamento do cérebro e ajudam a encontrar o sono de forma mais rápida.

As fontes naturais deste tipo de gordura são os peixes como o salmão, truta ou sardinhas, e claro, os óleos de linhaça ou de salmão.

Existem, também, suplementos de Omega-3 vendidos em parafarmácias e lojas de suplementos: não hesite em consultar o seu médico para ter mais conselhos antes de complementar a sua alimentação com suplementos alimentares.

Antes de dormir, não coma muito…e esqueça o álcool e o café!

Ao comer refeições muito pesadas à noite, vai fazer com que a digestão seja mais lenta e provoque o aumento da temperatura do corpo. Estes são dois fatores que estão diretamente relacionados com insónias e a demora em adormecer!

Para além do excesso de comida, o consumo de álcool e cafeína à noite são também dois inimigos diretos de um sono de qualidade. O consumo de álcool pode, à primeira vista, fazer pensar que ajuda a dormir mas não é verdade. O álcool favorece o adormecimento rápido, mas desestrutura o ciclo do sono, provocando apneias e aumentando o risco de sofrer de insónias.

As bebidas refrigerantes são fonte de cafeína: evite-as!

Evitar o café implica também evitar o consumo de refrigerantes: muitos são aqueles que não sabem, mas as bebidas refrigerantes, como o Ice Tea ou a Coca-Cola, têm níveis elevados de cafeína!

Este facto é ainda mais importante no caso dos jovens e adolescentes. São cada vez mais os jovens que sofrem de insónias e distúrbios de sono e, sendo eles os maiores consumidores deste tipo de bebida, é importante limitar o consumo para que seja mais fácil corrigir possíveis alterações de sono provocadas por estas bebidas.

Para além da cafeína presente neste tipo de bebida, os refrigerantes são também fontes de açúcar, elemento que constitui um inimigo direto para um sono reparador e tranquilo.

Conclusão

Para ter um sono de qualidade, evite portanto comer em demasia, privilegie uma alimentação equilibrada e com consumo mínimo de proteínas à noite, consuma alimentos fortes em omega-3 e deixe de lado o consumo de álcool e de café à noite.

Seguindo estes conselhos, a sua alimentação vai ser mais saudável, o seu sono de maior qualidade e a sua saúde vai agradecer!

Comentários:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here