Como evitar o cheiro a mofo nas roupas
Saiba os cuidados que deve ter para evitar o desagradável cheiro a mofo nas suas peças de roupa.
Quem não gosta do cheiro da roupa acabada de lavar? Mas nem sempre a roupa sai da máquina de lavar assim tão bem cheirosa.
Leia este artigo se já alguma vez se encontrou na situação pouco agradável de ter que lavar novamente as suas roupas recém-lavadas, porque simplesmente elas saíram da máquina a cheirar pior do que quando entraram!
Conteúdo
Evitar o cheiro a mofo na roupa
Para evitar que surja o cheiro a mofo na roupa húmida, existem cuidados que devemos ter logo desde o inicio, mesmo antes de colocar a roupa a lavar.
Não utilize a máquina de lavar como cesto de roupa suja
Se tem por hábito acumular a roupa suja diretamente na máquina de lavar, a sujidade, a humidade e o suor presentes nas peças de roupa terão condições para criar mofo no tambor da máquina e na própria roupa (podendo até causar manchas).
Por esse motivo, prefira acumular a roupa suja num cesto apropriado de preferência com orifícios que permitam a circulação do ar.
Não sobrecarregue a máquina de lavar roupa
Ao contrário do que muitos pensam, colocar demasiada roupa no tambor da máquina de lavar roupa, não significa que vai poupar mais energia elétrica lavando tudo de uma só vez. Se o tambor estiver demasiado cheio, não sobrará espaço suficiente para as peças de roupa se friccionarem umas nas outras, nem para o detergente se espalhar, comprometendo assim uma boa lavagem das mesmas. Conclusão: a probabilidade de ter de repetir a lavagem é enorme.
Para evitar colocar demasiada roupa no tambor, tenha o seguinte cuidado: depois de colocar a roupa na máquina, comprima a roupa com a sua mão e certifique-se que deixa algum espaço entre o topo do tambor e a roupa.
Lave a roupa húmida assim que possível
Se derramou líquidos na roupa ou se simplesmente a chuva o apanhou desprevenido, deve lavar essas peças de roupa o mais rápido possível. Deixar a roupa húmida por demasiado tempo estimula a formação de mofo e manchas nos tecidos.
Estenda a roupa assim que a acaba de lavar
Depois de cada lavagem, retire a roupa da máquina e estenda-a logo de seguida. Nunca deixe a roupa a “repousar” no interior da máquina.
Separe as roupas que toleram água quente das restantes
Para se livrar dos maus odores da roupa, é preferível usar um programa de lavagem de temperaturas mais elevadas, no entanto, nem todas as peças de roupa suportam temperaturas altas. Tenha em conta as recomendações de lavagem na etiqueta das peças de roupas e separe a roupa de acordo com a temperatura máxima que suportam.
Mantenha a porta da máquina aberta
Deixe a porta da máquina de lavar roupa sempre aberta de modo a permitir que o tambor seque entre as lavagens. Evitará a formação de mofo no interior do tambor.
Repita a lavagem… se necessário!
A roupa acabou de lavar mas esqueceu-se de a retirar da máquina e agora toda a roupa cheira a mofo? Nesse caso, o ideal será repetir a lavagem, pois de outra forma será muito difícil remover esse odor.
Limpe a máquina de lavar roupa com regularidade
De vez em quando, faça um ciclo de lavagem sem roupa, usando lixivia ou vinagre branco em vez de detergente. Para tal, utilize programas de lavagem de temperatura elevada (90ºC por exemplo).
Da mesma forma, limpe regularmente os filtros e a borracha em redor do tambor.
Acelerar a secagem da roupa
Com o tempo frio e chuvoso, torna-se um pouco mais complicada a secagem da roupa. Se tiver máquina de secar e optar por a utilizar ao longo de todo o inverno, prepare-se para acumular faturas com valores astronómicos.
Se simplesmente estender a roupa num estendal dentro de casa, a secagem será mais demorada. Para além disso, o facto da roupa se manter húmida por mais tempo, faz com que adquira um desagradável cheiro a mofo. E o pior é que a divisão onde o estendal se encontra também sofre com essa humidade.
Mesmo no inverno, surgem períodos sem chuva e com o sol a espreitar timidamente. Aproveite esses períodos sempre que possível para acelerar a secagem da roupa.
Para acelerar a secagem no estendal, deixe espaço suficiente entre as peças de roupa para melhorar a circulação do ar.
Se tiver recuperador de calor, experimente colocar o estendal em frente à porta do mesmo (quando o estiver a usar, claro). Para que a roupa não lhe roube o conforto, apenas coloque o estendal quando já não estiver nessa divisão, por exemplo quando se for deitar. Convém arejar a divisão de modo a evitar os malefícios da humidade provocada pela condensação. Não faça isto com uma lareira… deixaria a roupa com mau odor e ainda correria o risco de incêndio.
Se utiliza máquina de secar roupa, esta dica ser-lhe-á muito útil: Dica para secar mais rapidamente a roupa na máquina de secar
Pessoalmente, opto por utilizar um desumidificador para acelerar a secagem da roupa. Basta deixá-lo ligado durante a noite junto à roupa estendida, para que de manhã já esteja quase toda seca! A rapidez dessa “secagem” vai dependerá das características do desumidificador. O meu desumidificador (comprado na Amazon de Espanha) tem capacidade de extração de 20 litros por dia, mas existem outros com menor capacidade de extração (são mais baratos, mas também demoram mais tempo a remover a humidade).
Infelizmente não tenho nenhuma solução milagrosa para secar rapidamente a roupa sem custos, se alguém se lembrar de algo, partilhe as suas soluções nos comentários.
E já agora, se a sua roupa ficar com manchas de mofo, talvez lhe interesse ler isto: Como remover manchas de bolor na roupa
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Como eliminar a odor a naftalina da roupa
- Como deixar as meias brancas… mais brancas
- Como fazer uma tábua para dobrar roupa
- Como lavar roupa nova sem tingir
Antes de mais, para não chegar aqui de penetra, parabens pelo site, esta mesmo muito bom e ainda há poucos dias fiz menção ao mesmo no meu blog, de forma singela, mas prometo que nos proximos dias lhe vou dar mais um pouco de atenção lá plos cantos do blog, pois este é um site que merece bem a pena seguir!!!
Bem o meu unico truque é por o estendal na divisão em que estamos quando temos o ar condicionado a trabalhar, ou então colocar o estendal na cozinha e abrir a janela toda e seca mais ou menos até ao final do dia.
Espero ter sido util 😀
Olá Miguel,
Uma das soluções que encontrei em casa para fazer com que a roupa seque mais depressa, foi colocá-la em cruzetas no estendal.
Assim além de poupar espaço, acaba por secar mais depressa.
Cumpts
Olá! Para quem como eu de vez em quando não tem outra opção senão ligar o desumificador caso contrário fico com tudo verde, tb é uma boa opção colocar o estendal na mesma divisão que o mesmo.
Para quem tem máquina de secar, tb vale o bi- horário.
Até breve!
Por acaso tenho uma divisão da casa com a tendência a ser húmida, razão pela qual uso o desumificador. Já fez algum tempo que fiz uma experiência em ter esses estendais internos no referido quarto. Fica 2 em um.
Infelizmente a minha marquise é péssima para secar. Ganha muita humidade. Não posso deixar a roupa estendida molhada durante muito tempo. O meu marido fez um estendal que ocupa o tecto todo (sobe e desce :)). Nem esse big estendal veio ajudar. No Inverno ligamos o desumidificador juntamente com um secador de roupa (que se vende no aki, p ex). Demora mais ou menos seis horas a secar três máquinas de roupa. Não é um método económico, mas é a única solução para ter a roupa seca.
Olá Joana. Muito obrigado. Elogios como esse são muito motivantes.
Realmente o ar condicionado ajuda a secar a roupa e até nem consome muita energia.
Pedro, parece-me também uma boa solução. Para além da roupa secar um pouco mais depressa, ainda tem a vantagem de ser mais fácil de passar a ferro.
Sílvia, o desumidificador acelera bastante a secagem da roupa. E podemos sempre aproveitar a água que é recolhida no depósito desse aparelho.
Sandra, acho que sei a que secador de roupa te referes. Será este?
Aparenta acomodar poucas peças de roupa!
De nada 😉
Realmente eu não acho que o meu ar condicionado consuma muita, creio que até consome quase nada, pois não tenho sentido na factura e dou sempre as leituras nos dias correctos, mas ter o Bi-Horario com Ciclo Semanal tb ajuda porque uso essencialmente ao fim de semana.
Olá Miguel
é esse secador de roupa.
Leva algumas peças. Eu só coloco as peças mais grossas e que não se estragam com as altas temperaturas. As restantes peças ficam no estendal que está no tecto. Trabalham em conjunto o ar condicionado (na forma de desumificador) e o secador de roupa fechado. è o meu método para secar 3 máquinas de cada vez.
E aproveito a água para colocar dentro da máquina de lavar roupa e no ferro…
Para mim a única opção é mesmo o desumidificador. Recusei-me a ter máquina de secar, não só pela conta da EDP no final do mês, mas também porque enquanto tivesse a máquina de secar ligada não ia dar para ligar mais nada pois o mais certo era o contador disparar. Com o desumidificador aproveitava a água para o ferro, ou para fazer uma descarga na sanita por exemplo.
eu por vezes meto a roupa no estendal perto do aquecedor..evita o cheiro a mofo
Cá em casa temos máquina de secar ha coisa de dois anos mas é raro usar, porque tal como dizes faz disparar e muitoooo o valor da factura. então agora com a subida do iva, imagino. Portanto so a usamos em ultima instancia quando chove semanas e semanas a fio, porque mesmo tendo garagem coberta onde a posso estender, com a chuva existem sempre humidades no ar.
Agora tambem colocamos recuperador de calor e temos aproveitado, geralmente estendemos na garagem e quando já esta apenas humida passamos para a sala junto do recuperador. como está quentinho seca logo 🙂
Outra forma de impedir mau odor na roupa é usar VINAGRE BRANCO no lugar do amaciante no último enxague. Pode ser vinagre de vinho ou de álcool mas precisa ser branco. Usa a mesma medida que usaria de amaciante.
A roupa sai da máquina com um cheiro que lembra vinagre, mas depois de secar, cheia a algodão. E, como o vinagre é bactericida, e fungicida, ele esteriliza a roupa e previne a proliferação dos organismos que causam mau cheiro. Experimentem.
Nos muitos dias seguidos de chuva estendo a roupa na divisão mais pequena da casa (wc) e ligo o desumidificador quando me vou deitar. Quando acordo a roupa está seca! É muito mais económico em termos de energia do que a máquina de secar. Comprei-o apenas para este efeito. Uso também meia tampa de desinfetante de roupa marca Sanitol (só encontrei no Jumbo) no compartimento do amaciador. Comecei por usar apenas com roupa de desporto e toalhas de banhi mas agora uso com tudo. Acabaram-se os maus odores!