Como fazer a sua própria “lenha”
Veja como é simples reaproveitar o papel e cartão para criar briquetes para a sua lareira ou recuperador de calor.
Recentemente fui surpreendido com a partilha de um vídeo muito interessante, onde o autor explica um método simples e ecológico de transformar papel usado (tal como envelopes, jornais, cartão de embalagens, tubos dos rolos de papel higiénico ou de papel de cozinha, etc) em lenha para aquecer a casa!
Depois de conhecer esta técnica, acho que qualquer um dá por si a pensar na quantidade de papel e cartão que já foi parar ao lixo, quando poderia ter sido convertido em briquetes para a lareira ou recuperador de calor!
Como transformar papel em briquetes
No vídeo que se segue, o autor demonstra uma técnica que passa pela transformação do papel numa pasta que posteriormente é prensada e colocada a secar.
O próximo vídeo mostra uma técnica um pouco diferente em que é utilizada uma ferramenta que ajuda a prensar a pasta de papel. Essa ferramenta permite compactar mais o papel e extrair ainda mais água, ajudando assim a acelerar o processo de secagem.
Aparentemente essa pequena prensa ajuda e muito na criação de briquetes de papel! Se estiver interessado, poderá adquirir uma prensa desse género no ebay por cerca de 20€: Paper Log Briquette Maker
Pelo que consegui averiguar de relatos de quem já utiliza esta técnica, é necessário ter em atenção que estas briquetes devem ser utilizadas como qualquer bloco de madeira, ou seja, por serem densas elas não ardem tão facilmente como folhas de jornal, é necessário fazer umas boas brasas primeiro.
Estas briquetes devem estar bem secas antes de serem utilizadas, pelo que talvez seja conveniente prepará-las durante o verão. Em alternativa, poderão simplesmente ser colocadas a secar perto de uma fonte de calor.
O que acha desta ideia para aquecer a casa ao mais baixo custo? Já experimentou ou tenciona experimentar?
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 03/12/2014
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Como aproveitar todo o brilho das suas lâmpadas
- Efeito Chamariz: Truque para “obrigar” a comprar o produto mais caro
- Goji: O Super-Fruto
- Férias de Verão – Descubra os planos dos portugueses para este ano!
é interessante! Um pouco trabalhoso, fazer esse tipo de madeira! O ideal sera ter uma pequena prensa, para poder bem comprimir a pasta de papel. O resultado deve ser interessante para ver.
Olá Jotix, esse utensílio à venda na Amazon já faz isso mesmo que sugeres! 😉
Eu não acho que a Amazon seja propriamente competitiva nos preços, pelo menos aqui, em França.
Mas falando, em Amazon, em que “Amazon” costumas comprar? Na da França, …
Normalmente compro na Amazon.co.uk, mas também já comprei na de Espanha.
Se utilizares as ferramentas que divulguei aqui: https://poupaeganha.pt/comprar-na-amazon/ … consegues descobrir em que Amazon te compensa mais comprar, dependendo do artigo que procuras.
Onde se pode comprar essa prensa, em Portugal?
Victor, em Portugal não sei, mas porque não encomenda da Amazon? É muito seguro e em poucos dias recebe-a em casa.
Obrigado pela resposta.Então, como faço?
muito bom.
Boas, por acaso não se estão a esquecer que o papel impresso tem químicos (tinta) que são tóxicos (tanto para quem está em casa como para o ambiente exterior), não?
em questao de quimicos libertados sabe quantos e k a madeira(qualquer tipo principalmente com menos de 25 anos) expele so a cm da chama…?
Altamente exagerada no que se refere quer ao gratuito quer ao ilimitado.
Gratuito porque está a aproveitar algo que normalmente deitava fora (reutiliza em vez de reciclar). E ilimitada porque muito provavelmente papel e cartão “consome-se” diariamente. Onde está o exagero? 😉
gostaria de encomendar uma como posso fazer e como posso tela em minha casa