grelhador-electrico

Os grelhadores elétricos são a opção ideal para quem mora em apartamentos e não tem espaço no exterior para um grelhador a carvão.

Infelizmente ainda não substituem os grelhadores a carvão no resultado final. Parece que fica a faltar aquele toque de “sabor a fumo de madeira queimada”! 🙂

De qualquer forma, se não tem espaço para um grelhador a carvão ou se simplesmente prefere a facilidade de utilização de um grelhador elétrico, pode pelo menos tentar utilizá-lo da forma mais económica possível.

Tenha a comida pronta para grelhar antes de ligar o grelhador

Se bem que é aconselhado pré-aquecer o grelhador elétrico antes de começar a colocar os alimentos, não convém deixá-lo ligado enquanto ainda está a preparar os alimentos que vai grelhar. Mesmo que pense que vai ser rápido a preparar tudo, podem surgir atrasos.

Portanto, coloque tudo à mão (a carne já bem marinada, os legumes já cortados, etc) e só depois ligue o grelhador.

Cubra os alimentos com folha de alumínio antes de grelhar

Carne em folha de aluminio

A folha de alumínio é muito versátil e uma das utilizações possíveis é acelerar a cozedura dos alimentos.

Sempre que utilizar um grelhador elétrico, cubra os alimentos com película de alumínio (com o lado brilhante voltado para os alimentos).

A película retém o calor e proporciona uma cozedura mais uniforme. Desta forma conseguirá grelhar mais rapidamente poupando tempo e eletricidade.

Reduza o tamanho dos alimentos

Como é óbvio, quanto mais grosso for o pedaço de carne, mais tempo demorará a grelhar (a não ser que o queira muito mal passado). Se puder reduzir ao tamanho dos alimentos, melhor!

Ocupe toda a superfície da grelha

Evite desperdiçar calor! Otimize o espaço que tem na grelha distribuindo os alimentos de modo a ocuparem o máximo de superfície possível.

Se lhe sobrar espaço na grelha, considere grelhar mais alguns alimentos para uma próxima refeição.

Ao deixar escapar o calor, o grelhador tende a consumir mais energia elétrica para conseguir manter a temperatura.

Mantenha o grelhador sempre limpo e em bom estado

Após utilizar o grelhador elétrico, deixe-o arrefecer um pouco e limpe-o bem garantindo que remove todos os restos de comida.

Quando estiver bem seco, embeba um papel de cozinha em óleo e passe nas grelhas para as deixar ligeiramente oleadas. Mas não coloque demasiado óleo para não atrair insetos.


Se estiver à procura de um grelhador elétrico, inclua a Amazon de Espanha na sua lista de lojas onde vai sondar e comparar preços. Os produtos chegam rápido e não paga portes em compras de valor superior a 29€.

16 COMENTÁRIOS

  1. Nelia, isso seria uma novidade para mim.
    Dado também ter ficado na dúvida, fiz uma rápida pesquisa em relação a esse assunto e nada encontrei alertando que a folha de aluminio fosse prejudicial.
    Claro, se ingerirmos o aluminio, talvez não seja muito saudável… 🙂 … tou a brincar!

    Mas de qualquer forma, se alguém encontrar algo relacionado com isto, por favor informe.

  2. Eu também utilizo isto por vezes na lareira, ainda não adquiri um grelhador destes, se podemos ter lareira é bem melhor, gasta mais recursos mas compensa.

  3. Como moro num apartamento, e faço muitas vezes grelhados, tenho um grelhador electrico. A comida fica boa, só tem um snão, gasta muita energia. Tb tenho lareira, mas agora k estamos no verão, não me tinha passado pela cabeça k podia grelhar lá a carne ou o peixe. E já que tenho a lenha de borla, acho k vou aproveitar 😛

  4. Esta não conhecia eu! Qdo faço grelhados no exterior tenho sempre a preocupação de proteger o grelhador do vento…. assim as coisas grelham mais depressa.

  5. se há coisas que me irritam é ter ideias e não puder fazer a divulgação delas pelos outros, e nas mais diversas ´areas. Aqui está uma que já há muitos anos comecei a pôr em prática e com grande sucesso em termos de poupança
    um abraço

  6. E também não é só na conta da luz que se poupa, porque com a folha de alumínio o grelhador não fica tão sujo e acaba-se por poupar na água e no gás.

    • Nao derrete mas torna-se mais fragil se permanecer no lume muito tempo. Convem embrulhar bem os alimentos e com varias camadas para nao correr o risco de o alimento entrar em contacto com as brasas.

  7. eu nao sei se ja alguem fez mas se embrulhar carne ou peixe muito bem com papel de aluminio e ja temperado e colocar na lareira enquanto esta está acesa deixa a carne optima. mas costumo utilizar este motodo de k falaram

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.