talheres-prata

Para limpar objectos de prata (talheres por exemplo), não necessita de nenhum produto específico.

Como deve saber, a prata tem tendência a escurecer com o passar do tempo (oxidação).

Para clarear os objectos de prata, basta esfregar com um pouco de pasta dos dentes. Utilize um paninho de flanela para evitar riscar a prata.

Em zonas de difícil acesso, poderá utilizar um pincel para aplicar a pasta dos dentes.
Vá esfregando até ver a prata a brilhar. Depois lave o objecto em água quente e seque-o.

Caso pretenda limpar vários objectos de prata de uma só vez, poderá utilizar outro método:

  • Forre o interior de uma bacia com folha de alumínio.
  • Deite água a ferver nessa bacia (por cima da folha de alumínio).
  • Junte bicarbonato de sódio e misture bem com a água.
  • Coloque os objectos de prata na bacia de modo a que toquem na folha de alumínio e deixe-os de molho durante uns minutos.

Desta forma, as manchas de sujidade irão passar para a folha de alumínio deixando a prata como nova.
Depois deste processo só tem de enxaguar e secar os objectos.

Não utilize estes métodos com muita frequência para evitar desgastar a prata.

20 COMENTÁRIOS

  1. Boa Miguel 🙂 Eu já precisei de limpar pratas e acredita que não paguei pouco pelo produto em questão. Estes são sempre mais em conta e claro não é todos os dias que limpamos a nossa prata, não é? Continuação de bons posts 🙂

  2. As jóias de prata podem ser facilmente limpas com pasta de dentes. Basta esfregar a prata com a pasta ate a mesma ficar a brilhar. Em, seguida, lave com água quente e enxugue com um pano bem macio.

  3. Uma mistura de amido de milho e água também faz milagres em jóias de prata baças: aplique com um pano húmido, deixe secar e limpe com um pano macio. Verá como depressa recupera o brilho.

    O amoníaco também é um óptimo aliado no que toca à limpeza de pratas – misture ½ chávena de amoníaco com 1 chávena de água morna, lave a peça comum pano e deixe secar.

  4. A casca de banana é outra solução prática e barata – só terá de retirar os fios internos da casca e esfregá-la na peça. Depois, é só limpar com papel de cozinha.

  5. Se tiver leite azedo não o deite fora sem limpar as suas peças de prata, pois faz com que as mesmas pareçam novinhas em folha. Mergulhe-as por 30 minutos, lave com água morna e sabão, seque e puxe o lustro com um pano macio. Se não tiver leite azedo, pode azedá-lo juntando-lhe um pouco de vinagre.

  6. Mergulhar o objecto num recipiente com água morna, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sal. Dar brilho com um pano macio.

  7. tb se pode limpar as pratas mergulhando-as numa sollução de água a ferver e sal durante 5 minutos. Depois é só passá-las por água e sabão neutro!

  8. Isso de limpar pratas com pasta de dentes…dá-me vontade de rir…qualquer dia, dizem-nos que o restaurador “olex” também é bom para o efeito…
    Os melhores produtos para a limpeza de prata, são os produtos da “Hagerty”…
    São espectaculares, e tendo em conta a qualidade e o tempo que dão a poupar, acabam por não ser muito caros…
    Eu limpo as minhas pratas, estanhos e aço inóxidavel com o “Silver Foam” e parece que acabei de comprar as minhas peças…Deixo-vos aqui o contacto do seu representante, se quiserem confirmar…21 388 22 72

  9. A pasta dos dentes é uma boa solução, barata, disponivel em qualquer casa e incrivelmente eficaz, tão boa ou melhor do que a maior parte dos produtos disponíveis. Mas para ficar ainda melhor m vez do paninho é uma escova de dentes de cerdas macias (uma de criança p.e.) pode ser uma usada.
    Se quiserem melhor só indo a uma loja de artigos para ourives/joalheiros e pedirem “rouge” (vermelho em francês) é um produto usado para dar brilho a ouro e prata e com a tal escovinha dos dentes esfrega-se o rouge e é dar-lhe com força na peça (carreguem que não estraga). para zonas mais dificeis prende-se uns 5 ou 6 fios de crochet à perna de uma mesa, aplica-se o rouge ou pasta dos dentes no fio, passa-se o fio pela peça (o interior de um anel p.e.) e esticando o fio com uma mão esfrega-se a peça com a outra.
    Usando rouge ou pasta dos dentes obriga a uma lavagem com àgua bastante quente e um bocado de detergente da louça (se usarem pasta dos dentes continuem a esfregar enquanto enxaguam).
    Para manter a prata limpa (sem oxidos) o ideal é arranjar uma solução de banho de ródio (ou pedir a um ourives que lhe dê o banho à peça) ou usar verniz das unhas transparente.
    O banho de ródio tem como vantagem conferir uma resistência extra a riscos e tornar a peça anti alérgica.

  10. Essas sugestões do Daniel, de facto são do mais absoluto empirismo tocar o “non sense”, incluindo a sugestão sobre o banho de ródio. Usar a escova de dentes é ainda mais ridícula, até porque é abrasiva e risca a peça, mas deverá ter quem goste pelo que vejo, porque para uso doméstico, para muitos qualquer coisa deve servir.
    Ele certamente não saberá que o ródio um metal de transição pertencente ao grupo da Platina, no qual se inclui também o Paladio, o Rotenio, o Ósmio e o Iridio. A côr do Ródio está mais próxima do níquel do que da prata.
    Mas nem vou alongar-me muito mais.

  11. Limpei minhas pratas com batom e flanela macia! Esfreguei e funcionou bem em segundos.
    Ouvi dizer que limpar com pasta de dente estraga a prata! Sei lá…sou leiga no assunto, mas parei de usar a pasta para isso!

  12. Todas estas informaçoes sao importantes,de qualquer forma penso que a pasta de dentes,vai tirando o brilho.gostava de saber uma forma facil para limpar estanhos,ja experimentei o algodao para pratas,mas para as peças de estanho,nao esta a dar o mesmo resultado.Se alguem souber por favor enviar para o meu mail.Licinia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here