lapis-caderno

lapis-cadernoChegamos aquela altura do ano em que quem estuda ou tem filhos a estudar, começa a preparar o material para o início de mais um ano escolar.

Uma prática muito comum principalmente na camada mais jovem, é a de renovar todo ou quase todo o material escolar! Canetas e lápis novos, cadernos da moda, porta-lápis, réguas, mochilas, etc… quando a maioria dos acessórios do ano anterior ainda se encontram em excelente estado!

Penso que esta regra é tão básica que nem necessita de justificação: antes de comprarmos artigos novos, devemos verificar o material do ano anterior que possa ser aproveitado.

Levar o seu filho consigo para comprar o material escolar, pode não ser boa ideia! Provavelmente ele dará preferência aos cadernos e outros acessórios da moda (twilight, hello kitty, etc) que regra geral são mais caros do que os cadernos de marca branca e cumprem a mesma função.

Uma forma de evitar que a criança se sinta frustrada, é criar um plano de gastos e definir limites em conjunto com ela. Depois, já no supermercado, deixá-la tomar decisões do género “para poder ter a mochila que quero, tenho de comprar uns cadernos sem bonecos na capa”.
Uma sugestão: compre os cadernos lisos e encaderne-os com páginas de revistas, imagens impressas da internet, autocolantes, etc… com os “bonecos” preferidos do seu filho.

Leia também:  Taxa Administrativa da Ryanair a custo zero com cartão Webuy!

Relativamente aos livros escolares, depois de sabermos ao certo os livros que são necessários, podemos sondar os amigos e vizinhos com filhos em idade escolar, para ver se podem emprestar ou trocar livros que já não precisem.

Caso seja mesmo necessário adquirir livros novos, poderá obter descontos optando pela compra através da internet em sites como a Wook, a Mediabooks e a FNAC.

Agora uma alternativa que talvez ainda não se tenha lembrado… comprar material escolar em sites de classificados, tais como o OLX.

Pesquise as categorias “Material Escolar”, “Manuais Escolares” e “Mochilas e Sacos” no OLX e talvez encontre o que necessita (novo ou usado) a preços muito mais baixos do que os praticados nas lojas. Mas tenha sempre em atenção o valor dos portes de envio!

Uma nota adicional: tem-se lido por aí que as editoras estão a estudar a possibilidade de irem gradualmente substituindo os livros (em formato papel) por conteúdos multimédia, de modo a reduzirem as despesas de educação das famílias. A ver vamos…

6 COMENTÁRIOS

  1. Isto são tudo excelentes concelhos! Eu ainda não posso falar muito da minha experiência vou vou te-la pela primeira vez este ano, portanto espera-me tudo novo… mas aproveitei os descontos da Wook e agora aguardo que passe a excitação dos primeiros dias da “feira” do material escolar, para depois, quando saír os descontos de 50% em material escolar, eu lá ir comprar, coisa que acontece sempre que uma feira está para acabar! E aproveito ainda os cupões de 10% de desconto para usar, se não for na mesma altura será antes, caso não possa esperar pela promoçao (ainda não sei qd começam as aulas).

    • Olá Sílvia,
      Não sabia, ou pelo menos não me lembrava, que as lojas faziam esse tipo de escoamento de material escolar com descontos tão elevados!!
      Obrigado pela sugestão. 😉

  2. Uma forma de poupar tambem é reciclar. Principalmente para aquelas familas que não podem mesmo comprar podem redecurar o dossie do ano passado com papeis de embrulho que se tem em casa por exemplo. Na bolsinha podem juntar um portachaves giro que podem fazer voces mesmas em casa. Basta dar uma cara nova a muito do material que sobra do ano anterior e está pronto para mais um ano de escolinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here