Pequenas Dicas para Grandes Poupanças

Como Poupar Energia no Congelador

Se tiver alguns cuidados na utilização e manutenção do seu congelador, conseguirá poupar muito dinheiro na sua fatura de eletricidade. Siga os conselhos...
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
alimentos no congelador

Há quanto tempo não descongela o seu congelador?

Se não se lembra da última vez que descongelou o seu congelador é bem provável que esteja a desperdiçar cerca de 30% de energia elétrica.

Basta uma acumulação de gelo superior a 6 milímetros para que o seu congelador consuma mais energia do que a necessária.

Isto porque essa camada de gelo vai funcionar como um isolamento térmico (como os iglus dos esquimós), dificultando a refrigeração e forçando o motor a consumir mais energia para manter a temperatura baixa.

Também, se tiver o congelador próximo de uma fonte de calor (perto de uma janela com sol, forno, esquentador, etc) irá aumentar o consumo de energia.

De uma forma resumida, poderá poupar na energia consumida pelo congelador, se:

  • O descongelar com alguma frequência.
  • Não colocar alimentos ainda quentes no seu interior.
  • O mantiver afastado de fontes de calor.
  • Limpar a grelha (atrás) e possibilitar a livre circulação de ar na mesma. Para isso mantenha o eletrodoméstico afastado uns 5 centímetros da parede.
  • Não o encher demasiado. Estes equipamentos são mais eficientes a ¾ da sua capacidade.

E já agora, sabe o que são ACNIs…? 😀


Não perca nenhuma oportunidade!

Quer ficar sempre a par das nossas novidades, receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro... diretamente no seu messenger?

Talvez lhe interesse:

11 respostas

  1. Excelentes conselhos Miguel =) Eu tenho um pequenino que está pela tampa e um grnade vazio e vou tratar de aliviar a carga para poder funcionar melhor 🙂

  2. Descongele frigoríficos e congeladores antigos a cada 15 ou 20 dias. O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do electrodoméstico a médio/longo prazo.

    Aqui fica uma dica para descongelar o frigorífico mais rapidamente. Primeiro, desligue-o na ficha ou no termostato. Depois, só tem de colocar numa das prateleiras, uma bacia com água quente, fechar a porta e esperar um pouco.

  3. O meu precisa de ser descongelado, mas é um frigorífico com arca em baixo e não me apetece desligar tudo para poder descongelar só a parte de baixo, há alguma maneira mais rápida sem ter que o desligar?

  4. na semana em que quero limpar o congelador não compro nada e uso só o que tenho congelado para evitar estar fora de prazo e tambem para ter espaços para comprar novas coisas.gosto de limpar o frigorifico com um pano molhado onde deito um pouco de vinagre….é bom para eliminar cheiros…e super barato

  5. Boa , no outro dia o congelador estava esquisito. Depois o meu primo e que me explicou que tenho de o descongelar mais vezes do que o normal, e pronto. Tenho feito isso e resulta mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.