frigorificoNem toda a gente se lembra que a temperatura exterior (na sua cozinha) tem influência no consumo de energia do frigorífico e na eficiência com que conserva os alimentos no seu interior.

A temperatura aconselhada para uma melhor conservação dos alimentos no interior do frigorífico é de 5ºC. O termóstato é o elemento responsável por medir constantemente a temperatura no interior do frigorífico de modo a “alertar” o mecanismo de refrigeração caso a temperatura suba acima do valor definido.

Com o tempo quente, mesmo um equipamento de boa qualidade e bem isolado, tem maior dificuldade em estabilizar a temperatura interna. E é esta batalha constante que aumenta significativamente o consumo de energia.

No inverno, o frigorífico consome muito menos energia, já que o esforço para estabilizar a temperatura interior é menor.

AUMENTAR A EFICIÊNCIA DO SEU FRIGORÍFICO

  • Instale o frigorífico num local fresco e ventilado, afastado de possíveis fontes de calor: radiação solar ou forno.
  • Certifique-se que as borrachas da porta estão em boas condições e mantenha a porta do frigorífico bem fechada sempre que possível.
  • Nunca coloque alimentos quentes no frigorífico. Opte por os deixar arrefecer no exterior.
  • Quando retira um alimento do congelador para o consumir no dia seguinte, em vez de o descongelar à temperatura ambiente, deixe-o descongelar no interior do frigorífico. Dando assim uma dose extra e gratuita de frio ao seu frigorífico.
  • Tente guardar as compras todas de uma vez só.
  • Organize os alimentos no interior do frigorífico conforme as suas necessidades. Frigorífico arrumado é frigorífico poupado!
  • Nos dias de maior calor, mantenha os estores ou persianas da cozinha fechados.
  • Ajuste o termostato de forma a manter a temperatura nos 5ºC. Se o seu frigorífico não vem equipado com um indicador de temperatura, poderá colocar um termómetro no seu interior. A sua leitura pode o ajudar a regular corretamente o termóstato do frigorífico.

Tem mais alguma sugestão para aumentar a eficiência dos frigoríficos? Partilhe-a nos comentários.

1 COMENTÁRIO

  1. Certifique-se de que a circulação do ar na base e da parte traseira do aparelho é suficiente. Lembre-se que o frigorífico deve ficar a uma distância mínima de 10cm da parede.

    Coloque os alimentos no frigorífico consoante os diferentes níveis de refrigeração, evitando empilhar os mesmo para permitir a circulação do ar entre eles. Um frigorífico ou congelador cheio é mais eficiente do que um vazio, pelo que deve rechear o mesmo corretamente, colocando os alimentos nos respetivos compartimentos.

    Limpe o condensador, na parte traseira do frigorífico, a cada 4 meses. Não se esqueça de limpar regularmente o gelo acumulado no congelador (se este exceder 2mm gastará mais 10% de energia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here