Porquinho Mealheiro

Poupar é, como se costuma dizer, mais fácil de dizer do que fazer! É fácil ver onde conseguimos poupar dinheiro, mas acaba por ser muito difícil conseguir efetivamente poupar.

Na maior parte dos casos temos tendência para elaborar metas que são demasiado difíceis de atingir o que leva a desistências.

Como conseguir realmente poupar com estas dicas

A forma mais fácil e mais eficaz de poupar é fazê-lo em várias coisas diferentes e que não exijam grande esforço.

Se explorar um pouco este blog, encontrará imensas dicas de poupança (e não só) por aqui espalhas, mas neste artigo pretendemos compilar várias dicas para começar já a poupar dinheiro e que não requerem demasiado planeamento ou esforço!

Escolha as dicas que considera mais eficazes para a sua vida pessoal e coloque-as em prática. Lembre-se que é preferível começar com poucas para não sentir uma grande diferença, quando já se tornar um hábito, volte cá e escolha mais algumas!

Preparado para colocar algum dinheiro de parte e fazer o seu ordenado render? 🙂

Já lá dizia o velho ditado e é bem verdade: “Grão a grão enche a galinha o papo”. Por isso mesmo aqui ficam algumas dicas para o ajudar a fazer alguma ginástica monetária e a construir o seu pé-de-meia.

1. Convidar amigos para jantar em vez de sair

Jantar de amigos

A vida social é importante e deixar de sair para poupar dinheiro acaba por não resultar a longo prazo. Em vez de combinar jantares fora, receba os amigos em sua casa!

Peça para cada convidado trazer um prato ou uma sobremesa. A despesa será menor e a diversão é garantida.

2. Escreva uma lista de compras

Os supermercados estão desenhados para apelarem ao consumo. Escreva uma lista de compras e não compre nada que não esteja na lista, por mais apetitoso que possa parecer.

Mas esmere-se a fazer essa lista! Veja como criar uma lista de compras eficiente.

3. Faça as compras temáticas com um ano de antecedência

Natal, Páscoa, Dia da Mãe? Faça todas estas compras dois ou três dias depois da época acabar. Os preços vão estar muito mais baixos e poderá poupar e utilizar no ano seguinte.

4. Esconder os cartões de crédito

Se for como a maioria das pessoas, com certeza que já comprou algo por impulso. Deixe os cartões de crédito em casa quando vai fazer compras.

5. Planeie as refeições com base nos folhetos de promoções

Veja os folhetos dos supermercados que ficam perto de si e planeie as suas refeições usando produtos com desconto. Verá que conseguirá poupar imenso nas refeições e ainda comer melhor.

6. Não gaste dinheiro para relaxar após o trabalho

Já lhe aconteceu sair de um dia de trabalho cansado e stressado e resolver ir comprar algo ou talvez beber algo para distrair? Ganhe o hábito de ter alguma atividade relaxante que possa fazer em casa e sem gastar dinheiro. Para uns poderá ser ler, para outros fazer desporto ou meditar.

Ao tornar rotineiros esses momentos de relax, para além de gastar mais dinheiro, rapidamente passará a dar-lhes menos valor. Reserve esses momentos para dias especiais!

7. Seja criativo nos brinquedos para animais

Os animais de estimação não precisam de brinquedos caros. Uma caixa de papelão ou roupas velhas podem fazer a delícia de cães e gatos. Reutilize aquilo que já não quer e entretenha os seus animais gratuitamente.

8. Ligue para a sua companhia de seguro automóvel e peça uma redução

Faça simulações noutras companhias e depois peça para a sua companhia baixar o valor do prémio. Se não tiver acidentes recentes não vai ter problemas em conseguir uma redução. Caso não lha queiram fazer, diga que irá mudar de seguradora. Se ainda assim não resultar (raro) mude mesmo de seguradora!

9. Habitue-se a apagar as luzes

Pode ser uma dica básica, mas a verdade é que a maior parte das pessoas ainda não o faz (caso tenha lâmpadas LED, menos mau, pois o consumo não é tão elevado).

Obrigue-se a voltar para trás e apagar as luzes que não são necessárias. Com o tempo passará a ser um hábito.

10. Faça uma arrumação geral nas roupas

Sempre que sentir que necessita de comprar roupa nova, arrume todo o seu roupeiro. O mais provável é que encontre peças que já nem se lembrava e que evitam que vá comprar novas.

11. Inove nas sobras de comida

Nem sempre é agradável pensar em comer sobras, mas se não deitar comida fora vai conseguir poupar imenso. Seja criativo e use as sobras para confecionar novos pratos e assim terá sempre comida fresca.

12. Reduza a velocidade

Além de que conduzir rapidamente pode ser perigoso, também gasta mais combustível. Habitue-se a conduzir com uma velocidade moderada e poupará bastante em combustível. Basta sair de casa uns minutos mais cedo.

13. Siga a regra dos 10 segundos

É bem simples! Antes de comprar qualquer coisa, ceda ao impulso e pense sobre o assunto durante 10 segundos. Na maior parte dos casos, vai acabar por desistir da comprar se não precisar realmente dela. A regra dos 10 segundos é especialmente útil para compras de baixo valor onde costumamos comprar sem hesitar.

14. Arranje a roupa em vez de deitar fora

Muitas vezes a roupa apenas precisa de um pequeno arranjo e ficará muito mais em conta do que comprar nova. Umas calças de ganga rasgadas podem ficar como novas se forem entregues a uma boa costureira.

15. Tome o pequeno-almoço em casa

Se tomar o pequeno-almoço no café diariamente estará a gastar uma pequena fortuna! Existem ideias rápidas e nutritivas que poderá fazer em casa. Consegue comer melhor e poupar bastante.

16. Use os candeeiros de secretária

Quando está numa divisão da casa, por exemplo o escritório, opte por utilizar um candeeiro de secretária em vez do candeeiro principal. Por norma, estas lâmpadas consomem menos ou são em menor quantidade. E claro, coloque uma lâmpada LED nesse candeeiro.

17. Compre os eletrodomésticos com mais valor, não os mais baratos

Prefira comprar eletrodomésticos com mais durabilidade mesmo que sejam um pouco mais caros. Comprar um torradeira de 10€ em vez de uma de 20€ poderá não servir muito se ela não durar tanto tempo.

Também poderá optar por comprar eletrodomésticos recondicionados ou com pequenos defeitos estéticos. Às vezes, só por faltar a embalagem original de um frigorífico, por exemplo, já paga um valor muito inferior.

18. Poupe na alimentação dos seus animais

comida-para-cao

Poupar não significa dar alimentação de má qualidade! Existem várias formas de comprar a mesma ração que sempre comprou, mas mais barata! Fazer estas compras online pode levá-lo a poupar até 50% do que se comprasse numa loja física.

19. Adira à moda das marmitas

Levar refeições para a empresa não significa comer mal! Existem vários pratos simples e rápidos de preparar que ficam deliciosos no dia seguinte. Se não tiver muito tempo, uma sandes de atum, alface e ovo cozido é também uma prática solução (e bem mais económica do que a ir comprar).

Se lhe agradar, pode também optar por uma outra alternativa menos convencional mas super-prática e económica: os batidos substitutos de refeição.

20. Mantenha os pneus com a pressão de ar correta

Pneus com pouca pressão sofrem mais desgaste e fazem com que o veículo consuma mais combustível. Verifique regularmente a pressão dos pneus e poupe em pneus e em combustível.

21. Partilhe o carro

Hoje em dia os gastos com combustível representam uma grande fatia das despesas. Faça carpooling com os seus colegas de trabalho ou da universidade e irá ver que as suas despesas a este nível vão sofrer uma redução significativa.

Tem um colega de trabalho que mora perto de si? Combinem e dividam o carro! Uma semana a cada um e vai conseguir reduzir os seus consumos para metade.

22. Saiba as atividades que existem perto de si

Quantas vezes temos atividades gratuitas perto de nós e nem sabemos? Desde exposições a mostras de cinema, existem quase sempre boas opções para sair de casa sem gastar dinheiro. Consulte o site da Câmara Municipal da sua residência e mantenha-se informado.

23. Faça os seus próprios produtos de beleza

Paga mais por um produto de beleza por este ser natural? Já pensou em fazer os seus próprios produtos em casa? Enquanto alguns podem ser demasiado complicados, outros como máscaras para o cabelo, tónicos ou esfoliantes são simples de fazer e muito eficazes.

24. Corte o seu próprio cabelo

Nem todos temos cortes complicados e que exigem um profissional para o cortar. Cortes simples podem ser efetuados em casa e vai conseguir poupar bastante. Um bom exemplo são as franjas que são fáceis de cortar e também os cabelos masculinos curtos que podem ser cortados com uma máquina que é económica e que facilmente se rentabiliza.

Também pode procurar na Internet escolas que estejam à procura de modelos e pode ser que consiga cortar o cabelo gratuitamente. O mesmo se aplica para arranjar as unhas.

25. Leia mais

Todos nós precisamos de hobbies, mas podemos optar por hobbies económicos e ler é um excelente exemplo. Apesar dos preços dos livros serem elevados, pode deslocar-se gratuitamente a uma biblioteca ou trocar os seus velhos livros por outros em sites. Outra boa ideia é fazer algumas trocas com os seus amigos e/ou familiares.

Aproveite para conhecer algumas formas de obter livros de forma totalmente gratuita, tanto em versão papel como em versão digital.

26. Experimente marcas brancas

Muitas vezes continuamos a comprar produtos com preços mais elevados apenas por uma questão de hábito.

Tanto para comida como para medicamentos existem muitas marcas brancas e genéricas que têm a mesma qualidade mas que são mais baratas. É uma questão de aproveitar.

Lentamente vá experimentando trocar por marcas brancas e veja quais poderá trocar definitivamente. No final do mês vai poupar bastante.

27. Cultive as suas ervas aromáticas em casa

As ervas aromáticas são uma peça essencial das nossas refeições, mas têm um custo elevado. Cultivar as suas ervas aromáticas em casa é uma excelente forma de poupar e até ter uma atividade anti-stress.

28. Coma menos carne

Uma alimentação saudável deve ser equilibrada e não existe necessidade de comer carne a todas as refeições.

Habitue-se a confecionar algumas receitas vegetarianas e substitua a carne por alimentos mais económicos, como o feijão.

29. Veja menos televisão

A televisão está repleta de publicidade que nos faz desejar ter todos aqueles produtos. As pessoas que vêm mais televisão são aquelas que são mais consumistas. Reduza o tempo que passa a ver televisão e troque por um bom livro (da biblioteca).

30. Faça você mesmo – Decorar a casa

Sentirmos-nos bem na nossa casa é essencial e termos a casa decorada ao nosso gosto é fundamental para não gastarmos dinheiro em decoração.

Felizmente, podemos decorar a casa com soluções low-cost que passam apenas por reutilizar materiais e fazermos nós mesmos a decoração.

31. Diga não à fast-food

Fast-Food

A fast-food não só não é saudável como é também caríssima! Evite comer fast-food sempre que possível. Tente ter substitutos em casa que sejam rápidos de preparar. Rissóis ultra-congelados, ovos mexidos e saladas frias são opções mais saudáveis e mais económicas.

Mas se tiver mesmo que consumir fast-food, pelo menos recorra a descontos.

32. Adira ao minimalismo

Sabe o que é o minimalismo? É um estilo de vida que lhe permite poupar naturalmente e sem ficar com a sensação de que lhe falta algo.

Reduz o stress, tem menos coisas para limpar e não gasta dinheiro em coisas que não precisa realmente.

O minimalismo defende que devemos viver com o menos possível, apenas as coisas essenciais. Vamos conseguir uma casa mais simples de limpar, menos dinheiro gasto em comprar coisas que não precisamos e mais paz de espírito.

33. Aproveite os seus cupões de desconto

Os cupões de desconto do supermercado podem ser uma ótima ajuda se forem bem utilizados. Deve utilizar os cupões para comprar aquilo de que realmente necessita e não apenas comprar porque está em promoção.

Quando planear as suas refeições tenha em conta não só o folheto, mas também os cupões de desconto.

34. Compre online

Comprar online tornou-se uma excelente forma de conseguir poupar. Ao comprar através da internet conseguimos comparar vários preços sem sair de casa e conseguimos comprar mais barato do que numa loja física. Páginas como a GearBest, o Ebay e Amazon são ótimos locais para encontrar aquilo que precisamos a preços muito inferiores aos comprados localmente.

35. Compre em segunda mão

Sabe quanto pode poupar se comprar em segunda mão? Felizmente esta forma de comprar é cada vez mais comum em Portugal e existem mais sites que fornecem este serviço.

Muitas vezes compramos ferramentas que apenas vamos utilizar uma vez, porque não comprar usado e depois vender novamente?

36. Retire o número de cartão de crédito das compras online

Comprar online é bom, exceto quando compramos coisas desnecessárias! Como é tão fácil comprar online recomendamos que tire o número do seu cartão de crédito das suas contas online. Assim, sempre que quiser comprar vai ter que ir buscar o cartão em vez de clicar num botão. Fica com mais tempo para pensar se realmente vale a pena.

37. Evite frequentar centros comerciais como forma de entretenimento

Os centros comerciais podem parecer bons destinos para passear, principalmente quando está mau tempo na rua. No entanto, vai fazê-lo gastar mais! Opte por programas que não apelem ao consumismo, como as atividades gratuitas da sua cidade.

38. Aponte todas as despesas

Aponte tudo aquilo que gasta, mas mesmo tudo! Aponte no telemóvel ou num caderno, mesmo cada café que toma. Verá que no final do mês vai ficar surpreendido em saber onde gastou o dinheiro. Só pode começar a poupar se souber onde está a gastar demais.

39. Repare você mesmo

Quantas vezes algo se estragou em sua casa e você chamou alguém para arranjar ou simplesmente comprou novo? Nem todos nós somos eletricistas, canalizadores, etc., mas vale sempre a pena tentar. Por vezes pode ser algo bastante simples. Atenção que deve sempre ter a segurança em mente!

40. Seja criativo – Crie!

O faça você mesmo está na moda e por uma boa razão! Além de conseguir poupar imenso ainda se diverte e tem coisas personalizadas. A página Instructables ensina a fazer várias coisas diferentes. Espreite e experimente!

41. Procure o banco mais lucrativo

Atualmente existem imensos bancos. Por isso, se o banco onde tem atualmente o seu dinheiro não lhe dá as melhores regalias nem tem propostas de investimentos que o cativem, nada o impede de procurar um banco que esteja mais na sua linha de interesses e com comissões mais atrativas.

42. Evite desperdícios

Ou seja, não deixe a água a correr quando estiver a lavar os pratos ou os dentes e não deixe os seus eletrodomésticos em stand-by. Irá notar a diferença na conta no final do mês. O mesmo se aplica a deixar as luzes acesas sem necessidade.

43. Vá às compras apenas com determinada quantia

Quando for às compras estabeleça um limite máximo para gastar de, por exemplo, 50€ e leve apenas esse dinheiro consigo. Desta maneira não irá gastar mais do que tinha planeado.

44. Vá às compras depois das refeições e sozinho

carrinho de compras no supermercado

Ir de “barriga” cheia e sozinho às compras vai evitar que faça compras por impulso. Como já comeu não sentirá o desejo de comprar alguns produtos por gula e nem será influenciado pelos seus filhos para comprar mais alguns doces se for sozinho.

45. Leve sempre sacos

Quando for às compras não se esqueça de levar sempre sacos ou de ter alguns no carro. Hoje em dia os sacos pagam-se e assim são sempre alguns cêntimos que estará a poupar.

46. Beba mais água

Além de estar a contribuir para melhorar a sua saúde irá também estar a poupar algum dinheiro. Refrigerantes e bebidas alcoólicas são sempre mais caros do que a água.

47. Reduza os cafés fora de casa

Sabia que se beber 3 cafés por dia fora de casa está a gastar em média 60€ por mês só em café para si?

Sabia que é possível reutilizar as cápsulas da sua máquina de café? Pode poupar bastante no café se reencher as cápsulas com café mais barato. Veja aqui um exemplo de como o fazer: Nespresso Low-Cost. Se preferir, pode tirar dois cafés com a mesma cápsula alternando as chávenas. Existem também à venda cápsulas reutilizáveis que facilitam ainda mais esse processo.

E já agora, guarde as borras de café! Estas servem com um excelente (e gratuito) adubo para a terra. Também há quem use as borras de café para combater a celulite.

48. Plante ervas aromáticas em casa

Simples, não precisa de muito espaço e pode poupar imenso dinheiro. Coentros, salsa, cebolinho e orégãos são boas opções.

Aproveite também para fazer os seus rebentos em casa, tais como rebentos de feijão, lentilhas, etc. Para fazê-los em casa só precisa de um frasco. Poupa dinheiro e come de forma mais natural. Veja aqui como o fazer: Como fazer rebentos em casa.

Rebentos de lentilha

Pode também reutilizar garrafões para colocar algumas plantas de varanda. Corte o garrafão um pouco acima da metade, faça uns furos no fundo e tem um prático vaso para plantas a custo zero. Pode colocar alface, tomate-cereja, ervas aromáticas ou outra da sua preferência. Opte por alfaces de folha lisa para colher só as folhas que vai comer e assim poupar.

49. Pondere antes de deitar fora

Antes de deitar fora seja o que for, pondere se não poderá ser útil. Uma garrafa de plástico pode ser um funil, botões de roupas velhas podem servir para novas e lençóis velhos podem dar uns panos novos.

50. Visite com frequência o blog Poupa e Ganha

Existem imensas dicas de poupança espalhadas pela internet, assim como imensos blogs de poupança que são autênticas enciclopédias sobre poupar dinheiro.

As dicas que constam nesta lista são, na sua maioria, bastante básicas e já do conhecimento da maioria dos leitores. Mas podem de alguma forma servir como um lembrete. Pois de nada nos serve conhecermos as soluções se não as implementarmos!

Frequentemente vamos publicando aqui no blog novas sugestões tanto para poupar como para ganhar dinheiro. Por isso, recomendo que siga o nosso blog, subscreva a newsletter e as notificações por messenger, para que não perca nenhuma das nossas dicas. 🙂


Estas pequenas dicas podem fazer uma grande diferença no seu dia-a-dia. Ponha-as em prática e depois partilhe connosco os resultados e a poupança que obteve.

Não se esqueça de também partilhar nos comentários as suas dicas de poupança!

1 COMENTÁRIO

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.